Funcionário de Stonehenge descobre mistério com 5.000 anos (com FOTOS)
Há muito que os historiadores questionam se Stonehenge seria completamente redondo ou, em alternativa, um outro tipo de estrutura, mais complexa. Apesar de esta questão não deixar grandes dúvidas à maioria dos especialistas – o monumento megalítico da Idade do Bronze seria, é certo, redondo – a verdade é que a falta de provas tem alimentado esta questão há décadas.
Este Verão, porém, surgiu uma prova de que Stonehenge seria circular: um dos funcionários do monumento, Tim Daw, alertou para a falta de relva numa das áreas do monumento – a que não tem pedras. Segundo o funcionário, esta parte tem sido regada todos os anos – excepto este ano, devido ao facto de a mangueira ser mais curta e não lá chegar. A terra estava seca no local em que as pedras, supostamente, deveriam estar.
“Muitos assumem que escavámos o lugar todo e tudo o que alguma vez saberemos do monumento já é conhecido. Mas há muito que ainda não sabemos e pode ser descoberto através de métodos que não incluem a escavação”, explicou ao Daily Mail Susan Greaney, da English Heritage. “[Esta descoberta] é muito significativa e mostra-nos o quanto há a saber de Stonehenge”.
De acordo com a imprensa inglesa, os funcionários apenas regam o monumento durante as semanas mais secas do Verão, mas a actual mangueira não chega ao quadrante sudoeste, onde o círculo se encontra – supostamente – quebrado.
“Estava no caminho público a olhar para a relva perto das pedras, a pensar que tínhamos de encontrar uma mangueira maior para que partes dela crescessem. De repente fez-se luz e lembrei-me que estas marcas estavam no lugar em que os arqueólogos já tinham tentado encontrar, sem sucesso, sinais de outras pedras”, explicou Daw.
“Ainda estou meio fascinado pelo facto de um olhar simples poder ver o que dezenas de milhares de pessoas não viram – e revelar segredos que máquinas sofisticadas não conseguem”, concluiu Daw.
No Guardian, Jonathan Jones já ironizou com a descoberta. “É fantástico termos provas de que [Stonehenge] era redondo – mas alguém, de forma séria, alguma vez pensou o contrário?”.
Veja as fotos da descoberta.
Foto: Qalinx / Creative Commons
[nggallery id=890 template=greensavers]