Fundação EDP disponibiliza €1,5 milhões para projectos sociais. Candidaturas até 15 de Março.



A Fundação EDP reforçou o valor a atribuído ao Programa EDP Solidária, devido ao “actual contexto económico e social que se vive em Portugal”. Com uma dotação de €1,5 milhões, a empresa triplica assim a verba atribuída na edição de 2012.

“[É] uma aposta forte num programa que pretende ser instrumento de intervenção social, promovendo a capacitação das pessoa, envolvendo os beneficiários na solução dos problemas e, em muitos casos, ajudando o terceiro sector a gerar receitas que garantam a sua sustentabilidade”, explica a Fundação EDP em comunicado.

As candidaturas para a edição de 2013 estão abertas até 15 de Março, sendo este um programa anual que tem como objectivo o apoio a projectos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas, a integração de comunidades em risco de exclusão social e a promoção do empreendedorismo social.

Podem candidatar-se ao Programa EDP Solidária todas as entidades nacionais sem fins lucrativos, designadamente instituições de solidariedade social ou ONG’s legalmente constituídas como associações, cooperativas, federações ou confederações. São ainda aceites candidaturas apresentadas por entidades agrupadas num projecto comum.

As candidaturas ao programa terão de se enquadrar numa destas cinco categorias: Desenvolvimento comunitário e social, projectos que desenvolvam a actuação em situações de exclusão/ emergência social; Educação e Capacitação, projectos que promovam a educação/ formação e capacitação; Inclusão pela Arte e Desporto, projectos que promovam a inclusão social através do desporto ou expressão artísticas; Hortas Solidárias, projectos que tenham por objectivo o desenvolvimento/implementação de hortas; Outros projectos de desenvolvimento sócio-económico

Relevância social, número de pessoas impactadas, abrangência geográfica, viabilidade técnica e financeira, coerência entre os meios necessários e os resultados esperados ou carácter inovador do projecto são alguns dos critérios preferenciais que serão analisados por um júri que terá elementos específicos para cada área.

Todos os projectos vencedores do EDP Solidária são alvo de auditorias e os seus dados reportado e sistematizados analisados por LBG – London Benchmarking Group (LBG), um modelo que permite registar o impacto social das actividades de cada projecto.

O processo está aberto até 15 de Março. Todas as candidaturas devem ser submetidas por via electrónica através do formulário disponível em: www.fundacaoedp.pt.

Os resultados deverão ser anunciados no decurso do mês de Maio.

Criado em 2004, o Programa EDP Solidária já apoiou até hoje 142 projectos a nível nacional – incluindo ilhas dos Açores e da Madeira – com um montante global de investimento de 3.942.500 euros. A maioria dos projectos têm como alvo prioritário o apoio à terceira idade, a populações mais desfavorecidas, portadores de deficiência e crianças, beneficiando directamente mais de 650 mil pessoas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...