Fundação Repsol lança “Click Cidadania”, um projeto de formação gratuita para colmatar lacunas em literacia digital nas zonas rurais



Com o objetivo de melhorar a literacia digital e promover a participação dos cidadãos, a Fundação Repsol em conjunto com a Fundação Santa Maria La Real, está a lançar o “Click Cidadania”, um programa de formação gratuito destinado a adultos residentes em zonas rurais de intervenção do Motor Verde + Floresta, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta iniciativa centrar-se-á na capacitação digital de pessoas residentes fora dos grandes centros urbanos, com um nível básico de competências tecnológicas, com o objetivo de reduzir a desigualdade digital e facilitar o acesso a oportunidades de aprendizagem, comunicação e participação.

O programa decorrerá nas localidades de Póvoa de Lanhoso e Vinhais entre outubro e novembro, com grupos de 15 participantes por zona. As inscrições estão abertas através deste formulário

Estas ações fazem parte do programa de transformação social do projeto Motor Verde +Floresta da Fundação Repsol e do Grupo Sylvestris, para a reflorestação em larga escala de áreas ardidas em Espanha e Portugal. São apoiadas pela Fundação Santa María la Real, no âmbito da Aliança para a Transição Energética Inclusiva.

Esta nova formação é acessível, prática e adaptada aos participantes com competências digitais básicas. O seu objetivo é dotar os participantes de ferramentas essenciais para gerir autonomamente situações quotidianas, que exijam a utilização de tecnologias digitais, promovendo assim a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

 24 horas de formação em grupo e tutoria individual

O programa consiste em oito sessões em grupo de três horas cada, com uma metodologia ativa e colaborativa baseada em situações reais. Para além disso, cada participante terá uma sessão individual personalizada, destinada a reforçar os conteúdos, resolver dúvidas e adaptar a aprendizagem às suas necessidades específicas.

As ações de formação abordam aspetos fundamentais para a vivência no ambiente digital, como a utilização básica do computador e da Internet, a comunicação por correio eletrónico e outras ferramentas digitais, a proteção de dados pessoais e a segurança online, o uso responsável das redes sociais e das videochamadas, bem como a realização de procedimentos digitais e de lidar com a administração pública.

Ao longo de todo o processo, os grupos serão constantemente acompanhados por profissionais de formação digital, com tutoriais personalizados, e aprenderão a utilizar ferramentas como o Kahoot, Padlet, materiais visuais, bem como simulações práticas, que facilitarão uma aprendizagem dinâmica e eficaz.

O programa decorrerá em dois municípios portugueses, nos quais se desenvolvem atualmente projetos de reflorestação de áreas ardidas:

Póvoa de Lanhoso

  • Datas: 13 a 23 de outubro
  • Horário: 18:30 – 21:30
  • 8 sessões de grupo + 1 sessão individual
  • Modo: Presencial
  • Local: Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, Rua da Misericórdia, nº 323, 4830-503 Póvoa de Lanhoso

Vinhais

  • Datas: 3 a 13 de novembro
  • Horário: 18:00 – 21:00
  • 8 sessões de grupo + 1 sessão individual
  • Modo: Presencial
  • Local: Rua da Corujeira, nº 22, 5320-323 Vinhais

Inscrição gratuita

As pessoas interessadas em participar podem inscrever-se gratuitamente através do seguinte formulário (https://bit.ly/inscripcion-click-ciudadania)






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...