Fundador do Paypal e Facebook investe em ilhas flutuantes (com FOTOS)



Peter Thiel, de 46 anos, é conhecido por olhar para as grandes ideias bem antes que os restantes mortais. Ele lançou o Paypal, foi o primeiro investidor externo do Facebook e está agora interessado em construir ilhas flutuantes, que possam ser mini-países livres de leis já existentes.

O self-made man está a trabalhar com o Seasteading Institute num projecto que poderá “experimentar novas formas de Governo”. Estes micro países serão construídos em estruturas parecidas com plataformas petrolíferas, movidas a diesel e com 12 toneladas de peso.

Cada estrutura pode albergar até 270 residentes e pode unir-se em rede. Em 2015, Thiel espera que uma delas fique na costa de São Francisco, Estados Unidos, funcionando como um escritório flutuante. Em 2019 deverá ficar pronta a primeira vila flutuante – até 2050, cerca de 10 milhões de pessoas poderão viver em várias destas ilhas, de acordo com o Seasteading Institute.

Segundo Thiel, o projecto só tem a ganhar com os cépticos. “Não precisamos de nos preocupar com quem se encontra pessimista em relação a este projecto. Eles não acreditam nele e não nos levam a sério, por isso só nos irão impedir de o concretizar quando for tarde demais”, explicou Thiel ao Inhabitat.

“Acreditamos que a experiência é a fonte de todo o progresso. Muitas inovações vão permitir à humanidade melhorar rapidamente a forma como vivemos juntos”, pode ler-se no site do projecto. “Nas próximas décadas, centenas de milhares de pessoas vão juntar-se a nós no mar, para ser parte de um desafio global focado na escolha pessoal, responsabilidade ambiental e oportunidade económica”, continua o site.

O projecto é visto como tendo a sustentabilidade no seu centro, mas uma visita ao site e várias notícias entretanto publicadas não explicam como. Será apenas bluff para procurar repercussão mediática?

[nggallery id=889 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...