Fundão: a marca de cosméticos biológicos que é Da’ki (com VÍDEO)
Em Junho, o Green Savers falou-lhe da Da’ki, uma marca de cosmética natural lançada por Francisca Vidal e que recorre a produtos da Cova da Beira. Agora, o Economia Verde foi conhecer pessoalmente Francisca e Jorge, as caras do projecto, e perceber como a Da’ki funciona.
É no antigo mercado do Fundão que Francisca e Jorge passam grande parte do seu tempo – e é aqui que está a alma da sua marca de fabrico artesenal. “[Há um ano] fizemos um lote de sabão de azeite com canela e desde então que temos procurado outros produtos da região, para fazer sabões de limão, hortelã ou mel”, expicou Francisca Vidal ao Economia Verde.
Grande parte dos produtos da Da’ki são provenientes da serra da Estrela e Gardunha, sendo comercializados online e em quase uma dezena de pontos de venda. Os produtos são feitos à mão, em pequenos lotes, os óleos têm certificação biológica e as matérias-primas são nacionais.
Francisca explica a utilização de produtos da região com a necessidade de “fomentar o comércio local e um comércio mais justo”. “Sei de onde vêm os produtos e as pessoas que os produzem. Portugal precisa [deste tipo de iniciativas”, explicou a empreendedora.
Apesar da sua juventude, a Da’ki já tem fornecedores fixos. O mel vem de amigos ou da Casa do Mel – assim como a cera de abelha. O azeite vem de uma cooperativa da região. A empresa também usa produtos da horta e está já a fazer experiências com poejo e manjericão.
Veja o episódio 158 do Economia Verde.