Fundo Ambiental investe na descarbonização dos transportes públicos em Lisboa e Porto



As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto vão ter uma mobilidade mais sustentável. O Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, acaba de lançar o novo Aviso Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos”, que pretende promover a descarbonização das frotas de autocarros.

Com um investimento de 48 milhões de euros, o programa visa apoiar a aquisição de novos autocarros movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível) e à instalação dos correspondentes postos de carregamento, prevendo-se a aquisição de 145 autocarros.

Além da ótica do utilizador, na qual se pretende reforçar a oferta e melhorar a qualidade do serviço de transporte público, este aviso tem como meta apoiar a transição energética do setor dos transportes, através da redução da emissão de gases de efeito de estufa e do aumento da incorporação de energias renováveis.

O Aviso Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos” está aberto até ao dia 31 de janeiro de 2022 e insere-se no âmbito da Componente 15 – Mobilidade Sustentável, do Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.