Fundo de investimento da CGD aposta em energia solar em Oeiras
A Ikaros-Hemera terminou a implementação de três sistemas solares fotovoltaicos para edifícios propriedade da Fundger, sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário do grupo Caixa Geral de Depósitos.
Os três edifícios situam-se no concelho de Oeiras – um condomínio na Quinta da Fonte e dois do Central Park.
Ligados às áreas comuns destes edifícios, os sistemas irão permitir que as respectivas administrações dos condomínios não despendam de outras verbas com a factura de energia das áreas comuns. O balanço mensal entre o que a Fundger terá de pagar, e o que receberá da venda de energia é muito positivo, e assim se irá manter, pelo menos, por 15 anos.
“O investimento solar é uma forma de rentabilizarmos os edifícios, através do aproveitamento de zonas que não eram utilizadas, e beneficiarmos de rentabilidades francamente superiores às atingidas neste sector, a um risco muito baixo”, explicou José Pires Ferreira, subdirector da Fundger.
Em comunicado, o responsável alertou ainda para a importância destes projectos para “diminuir a dependência energética do país e para um ambiente mais limpos”.
Estes sistemas permitirão reduzir as emissões de CO2 em 28 toneladas por ano, o equivalente à plantação de cinco hectares de floresta.
No total, são já seis os edifícios da Fundger que estão a utilizar o sol para produzir a sua própria energia. O investimento do fundo imobiliário da CGD irá permitir uma produção anual de cerca de 300 MWh, o que corresponde à energia necessária para abastecer 75 habitações.
Os projectos têm-se desenvolvido na área da Grande Lisboa, e a taxa de retorno estimada para o investimento efectuado ronda os 15,5%, sendo o período médio de retorno do investimento de seis anos e meio.
Ainda no decorrer deste ano, a Ikaros-Hemera terminará a instalação de mais um sistema solar fotovoltaico para a Fundger, desta feita com uma capacidade de produção de 50 MWh anuais.