Os fungos estão a ajudar a salvar o planeta



Muitas pessoas associam os fungos aos cogumelos, contudo o cogumelo é apenas a “flor” de algumas espécies de fungos.

O fascinante mundo dos fungos tem despertado a curiosidade de inúmeros investigadores e cientistas, que continuam a descobrir coisas novas sobre estes organismos. Na verdade eles sustentam o ecossistema de todo o planeta.

Ficará surpreendido ao saber que cerca de 90% dos fungos associados ao cogumelo estão no subsolo, como parte de uma teia chamada micélio.
Apenas nos componentes dos cogumelos e no micénio existem mais de 100.000 variedades de fungos identificadas com milhares a serem descobertas anualmente.

Juntas, essas espécies de fungos estão a revelar soluções para limpar o meio ambiente, desenvolver materiais de construção e produtos mais ecológicos, assim como têm contribuido com benefícios medicinais significativos.

O que são realmente fungos? Os fungos são basicamente o trato digestivo do planeta. Como uma substância à base de carbono, os fungos trabalham em conjunto com todas as coisas vivas ou em decomposição. Seja uma árvore que caiu na mata ou um animal que morre na beira da estrada, o micélio atua sob o solo para facilitar a decomposição. O micélio é um filtro maciço que remove as toxinas do solo, melhorando a qualidade da água como resultado.

Essa rede também faz o ciclo dos nutrientes de um local para outro, essencialmente transportando comida e água de uma planta para outra. Também se acredita que eles enviam mensagens por toda a floresta, que apoiam o sucesso de outros fungos, bem como da vida vegetal em geral.

Em artigos científicos revistos há pouco tempo, surgiram evidências que indicam que os fósseis de fungos podem datar de pelo menos 715 a 810 milhões de anos e possivelmente até mais de um bilião de anos atrás.

Além de apoiar todo o reino vegetal, os fungos são reconhecidos como uma arma promissora no combate às mudanças climáticas. Enquanto algumas dessas descobertas acontecem num laboratório, outras acontecem na natureza enquanto vivemos as nossas vidas diárias. Conforme descrito no documentário “Fantastic Fungi”, os fungos são indiscriminados no consumo de matéria orgânica.

Como um exemplo desse ciclo, os fungos podem quebrar o óleo diesel à base de carbono, criando cogumelos no seu rastro. Em seguida, pássaros, abelhas e insetos alimentam-se, espalham sementes e polinizam como resultado, sustentando mais do que apenas a área circundante.

Na verdade, muitos cientistas acreditam que os cogumelos podem ser uma solução para acabar com a crise que as abelhas estão a enfrentar, porque as características antivirais dos cogumelos podem oferecer proteção contra produtos químicos prejudiciais em outras plantas.

Os fungos também podem limpar outros aspectos do ambiente. De acordo com o relatório State of the World’s Fungi 2018, o cogumelo Aspergillus tubingensis tem a capacidade de crescer diretamente na superfície do plástico e tem propriedades que realmente deterioram o material. Sim, aparentemente alguns cogumelos podem comer plástico.

Ainda mais surpreendente é a descoberta de que alguns fungos foram encontrados a consumir radiação das paredes de Chernobyl. Na verdade, três espécies foram encontradas absorvendo a radiação e transformando-a em energia para o seu crescimento. Essencialmente, eles estavam a alimentar-se de radiação.

Adicionalmente, e de acordo com uma investigação publicada na Science Advances, a equipa de cientistas revelou que uma bactéria natural chamada Thermoanaerobacterium thermosaccharolyticum (TG57), isolada de resíduos gerados após a colheita de cogumelos, é capaz de converter diretamente a celulose (um material vegetal) em biobutanol, levando a uma maneira muito mais limpa de produzir biocombustível e reduzir as emissões de combustíveis fósseis.

Os fabricantes de produtos também estão a procurar utilizar fungos no desenvolvimento de materiais devido às propriedades que permitem que estes se decomponham naturalmente no final de seu ciclo de vida.

Há alternativas com fungos em substitutos de couro animal, materiais de construção e até trajes funerários.
No que diz respeito a saúde, há estudos que indicam a sua importância no combate ao declínio cognitivo e à depressão.

A lista de possíveis maneiras pelas quais os fungos estão a salvar o nosso planeta cresce todos os dias com o aumento de investigações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...