Futebol: Spray dos árbitros contestado na Alemanha por razões tóxicas
O spray que os árbitros utilizaram no Mundial 2014 para manter os jogadores à distância regulamentar da bola foi tão bem sucedido que rapidamente chegou à Europa –a maioria dos grandes campeonatos europeus, assim como as competições europeias, passaram a utilizá-lo.
Denominado 915 Fairplay, o spray foi inventado pelo argentino Pablo Silva e já é utilizado na Premier League inglesa e na Liga Espanhola, por exemplo – e deverá chegar brevemente a Portugal.
No último mês, a Bundesliga, campeonato alemão, encomendou mil latas do 915 Fairplay, a um preço de €12,95 cada, mas o spray poderá em breve deixar o país teutónico. É que a TUV Rheinland, autoridade de segurança alemã, descobriu que o produto poderá fazer mal à saúde.
Um estudo encomendado pelo jornal alemão Bild avançou que o spray contém parabenos, um grupo de químicos encontrados amiúde nos cosméticos e que podem ser disruptivos para as funções hormonais – entre outros problemas.
Segundo a TUV, o spray contém ainda propano e butano, sendo inflamável. “Na sua actual fórmula, o produto não pode ser utilizado na Alemanha ou União Europeia”, explicou o relatório.
O Bild diz que a Federação Alemã de Futebol está à procura de alternativas mais baratas e que possam ser mais seguras, mas Pablo Silva já disse que isso seria ilegal. “Nenhum outro vendedor pode utilizar a nossa patente – nem os ingredientes, princípio ou invenção”, explicou o argentino, que adiantou ainda estar a trabalhar numa fórmula renovada.