Gaia instala postaletes da rede Unir e lança plataforma ‘online’ de mobilidade
A instalação de postaletes da rede de autocarros Unir já está a decorrer em Vila Nova de Gaia, e o município planeia lançar uma plataforma ‘online’ de mobilidade em meados de outubro, disse ontem à Lusa fonte da autarquia.
De acordo com uma resposta a questões da Lusa, na sequência da instalação de sinais de paragem e postaletes da rede de autocarros Unir em Canelas, fonte oficial do município referiu que a instalação ocorrerá “em simultâneo” em três lotes.
Em causa está o concurso público lançado em fevereiro deste ano, que dividiu a instalação de postaletes em três lotes. A instalação ocorrerá “por freguesias desde o ponto de arranque, determinado pelo local de interseção dos três lotes”, a partir da “interseção das freguesias (Pedroso/Seixezelo, Perosinho/Serzedo, Canelas)”.
O lote 1 compreende as freguesias de Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, Canelas, Oliveira do Douro, Gulpilhares e Valadares. O lote 2 Avintes, Pedroso e Seixezelo, Sandim, Olival, Lever e Crestuma e Vilar de Andorinho. Já o lote 3 compreende Arcozelo, Grijó e Sermonde, São Félix da Marinha e Serzedo e Perosinho.
A rede Unir entrou em funcionamento em 01 de dezembro do ano passado, pelo que a instalação de postaletes em Gaia ocorre praticamente 10 meses após o seu início.
Quanto aos horários a afixar nas paragens, responsabilidade dos operadores de cada lote, a autarquia refere precisamente que “não cabe ao Município responder a essa questão”.
Todos os anteriores sinais de paragem dos antigos operadores serão substituídos pelos da rede Unir, que também contam com um código QR que ligará à plataforma Mob+, cujo ‘site’ indica que estará “brevemente disponível”.
Em resposta à Lusa, a câmara liderada por Eduardo Vítor Rodrigues (PS) refere que se trata de uma plataforma de mobilidade ‘online’, tendo o município “a expectativa” que “esteja em funcionamento brevemente, possivelmente em meados de outubro”.
De acordo com a Câmara de Gaia, a plataforma fornecerá informação sobre “ocorrências – informação relativa a interrupções e condicionamentos de trânsito a decorrer e previstas”, “estado atual do trânsito” e “transporte público rodoviário de passageiros – STCP e Unir”, relativamente a “paragens, linhas e horários”.
Quanto ao estacionamento, informará sobre lugares reservados às autoridades marítimas, a veículos de emergência, lugares privativos, de motas, zonas ‘kiss and go’ [tomada e recolha de passageiros], lugares de duração limitada, para pessoas com mobilidade reduzida e tarifas dos lugares de estacionamento concessionado.
A plataforma terá também informação sobre mobilidade e modos suaves, nomeadamente sobre “estacionamentos para bicicletas, percursos cicláveis e percursos pedonais”, sobre o “local dos pontos de partilha das trotinetes” ou o “estado de funcionamento do teleférico”, entre o Jardim do Morro e a Beira-Rio.
Será também disponibilizada informação sobre “zonas de carga e descarga” e “zonas de regulamentação”, “identificação do local das praças de táxi”, “lugares de carregamento elétrico de viaturas – MOBI-E”, “zonas de acesso condicionado” e, quanto à bilhética, “locais de carregamento de títulos de viagem – ‘payshop'”.