Galinhas foram domesticadas há 10.000 anos
As galinhas foram domesticadas pela primeira vez há 10.000 anos, na China, de acordo com uma análise aos ossos fossilizados do animal, junto ao Rio Amarelo, no norte do País. De acordo com os biólogos do projecto, uma análise ao ADN prova que essas galinhas são da mesma linhagem que as actuais.
Segundo o estudo, as galinhas ter-se-ão espalhado pela Ásia, numa primeira fase, e terão chegado ao resto do globo à medida que se encontraram com outras espécies antigas de aves.
“São resultados interessantes e que sugerem que as sociedades com práticas agrícolas variadas apareceram no norte da China à mesma altura que no Próximo Oriente. Acreditamos que o norte da China foi uma das primeiras regiões a domesticar a galinha”, explicou MIchi Hofreiter, professor da Universidade de York, Inglaterra, e da Universidade de Postdam, Alemanha.
O estudo foi publicado no Proceedings of the National Academy of Science e sequenciou o AND mitocondrial de 39 ossos de galinhas descobertos em quatro sítios diferentes, todos no norte e este central da China.
A maioria dos animais de estimação e domesticados de hoje começaram a ser recolhidos do seu habitat selvagem há 8.000 anos, à medida que o Homem começou a tornar os seus acampamentos nómadas em aldeias permanentes.
As duas excepções são os cães, domesticados há 15.000 a partir de lobos selvagens asiáticos, e as ovelhas, que apareceram no Médio Oriente há 10.000 anos.
Foto: Smoobs / Creative Commons