Galp apresenta projeto pioneiro AgriPV
Foi no contexto de disrupção da Web Summit que a Galp apresentou o seu mais recente projeto de inovação aplicado à agricultura. Chama-se AgriPv e é uma proposta que pretende conciliar a agricultura e as novas fontes de geração de energia limpa, como o solar.
A ideia passa por colocar painéis fotovoltaicos sobre culturas de frutas e vegetais, protegendo-as da severidade das alterações climáticas. Ao mesmo tempo, a solução AgriPV cria espaço para a expansão das renováveis, para a gestão eficiente de recursos ambientais e para a aceleração da descarbonização de setores tradicionais da economia.
O projeto piloto de AgriPV é uma parceria da Galp com a Rem Tec e o Instituto Superior de Agronomia, que terá a primeira instalação AgriPV numa vinha no seu campus de Lisboa.
A produção de uvas tem sido severamente afetada pelo aumento da temperatura e pela escassez de água. Respondendo às alterações climáticas, o AgriPV é olhado como uma solução viável para o controlo da acidez e aumento da qualidade das uvas.
Neste cenário não muito distante, em que as estufas se podem tornar anacrónicas, os painéis solares estão ao serviço de uma abordagem sustentável à agricultura que não é exclusiva das grandes plantações. Este piloto pode, no futuro, ser alargado a culturas verticais nos grandes centros urbanos, criando novas fontes de energia limpa nas cidades e aproximando alguma produção do consumidor final.