Galp, Boost e Swobbee criam projeto pioneiro para troca de baterias de bicicletas elétricas em Lisboa
A Galp aliou-se ao operador de manutenção de frotas de micromobilidade Boost Logistics e à startup de tecnologia verde Swobbee para lançar em Portugal a primeira rede de estações de troca de baterias (swapping stations) para bicicletas elétricas. O processo de instalação das primeiras três estações em Lisboa ficou completo esta segunda-feira, com a inauguração de um novo espaço na Avenida Brasília.
Desenvolvido num modelo de “charging as a service”, este projeto “pioneiro” em Portugal está ainda em fase piloto, com os objetivos de testar a tecnologia, avaliar a experiência de utilização e quantificar os custos de operação e as poupanças obtidas. Numa primeira fase, estas estações serão de uso exclusivo pela Boost Logistics, mas futuramente a solução poderá vir a ser alargada ao segmento B2C, explica a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, além da estação inaugurada esta segunda-feira, os restantes espaços de substituição de baterias situam-se junta a áreas de serviço Galp na Avenida da Índia e na Avenida Eng.º Duarte Pacheco. Todas as estações estão disponíveis 24 horas por dia. No caso do espaço da Avenida Brasília, inaugurado esta segunda-feira, a instalação da estação de carregamento contou com o apoio do Porto de Lisboa (APDL), que cedeu o espaço ocupado pelo equipamento.
Estações permitem substituir em poucos segundos baterias descarregadas dos veículos de micromobilidade
As estações de troca de baterias são modulares, contendo 5 gavetas que acomodam um total de 20 baterias e que “permitem substituir em poucos segundos as baterias descarregadas dos veículos de micromobilidade, neste caso bicicletas elétricas”. A utilização do equipamento é 100% digital e realizada através de uma app no smartphone, explica a petrolífera.
Este é, assim, um serviço que “torna a logística de carregamento e as operações de gestão da frota de veículos elétricos mais eficientes e sustentáveis, com uma rede de carregamentos descentralizada, mais acessível e mais perto das frotas de micromobilidade”. Esta proximidade permite ainda a introdução de novos modos de transporte que “contribuem para reduzir a pegada carbónica da operação. Exemplo disso é a introdução de uma ‘cargo bike’ pela operadora de manutenção (Boost Logistics) na zona de Belém, tirando partido de duas estações estrategicamente posicionadas, para assegurar a operação na zona ribeirinha”.
A tecnologia que está na base deste serviço foi desenvolvida pela startup tecnológica alemã Swobbee, sedeada em Berlim, e com quem a Galp estabeleceu também uma parceria para o lançamento das primeiras estações de troca de baterias elétricas para veículos de micromibilidade na cidade de Madrid, em Espanha. No caso espanhol, a parceria conta também com a associação da empresa de serviços de mobilidade Bolt.
“A Galp é pioneira e líder em serviços de mobilidade elétrica em Portugal há mais de uma década e temos objetivos ambiciosos para reforçar a nossa presença na mobilidade e na micromobilidade elétrica à escala ibérica, porque sabemos que a transição energética passa também por diversificar modelos de mobilidade. Essa ambição obriga-nos a estar sempre na vanguarda tecnológica, à procura dos melhores parceiros e das melhoras soluções para disponibilizar serviços que facilitem a vida dos nossos clientes. Este projeto é um exemplo perfeito dessa visão”, afirma Teresa Abecasis, COO da Galp.
Nos primeiros 2 meses de operação deste projeto piloto em Portugal foram realizadas já mais de 3.500 trocas de baterias, o que corresponde a mais de 2,7 MWh de energia carregada, conclui a Galp.