Gâmbia reduz semana para quatro dias para que cidadãos trabalhem na agricultura
Na Gâmbia, um dos países mais pequenos de África, os trabalhadores do sector público vão ter menos um dia de trabalho por semana – ainda que trabalhem as mesmas horas, 40.
De acordo com a BBC, o Governo estabeleceu um novo horário de trabalho, entre as 8h e as 18h, mas reduziu os dias de trabalho de cinco para quatro. Ou seja, a sexta-feira passa a ser um dia livre.
De acordo com Yahya Jammeh, o dia extra permitirá aos gambianos ter mais tempo para “as orações, actividades sociais e agricultura”.
De acordo com a BBC, a Gâmbia não é precursora na medida. Em 2008, 17 mil funcionários público do Utah, nos Estados Unidos, começaram a trabalhar 10h por dia para reduzir os custos, mas a experiência foi terminada em 2011. O Oregon e Texas, também nos Estados Unidos, tentarem a mesma medida, mas os legisladores não permitiram.
A semana de quatro dias é popular na Holanda, onde uma em três pessoas trabalha 40 horas por semana durante quatro dias. No Reino Unido, algumas profissões – entre as quais o jornalismo – têm turnos mais longos de trabalho durante quatro dias.
E para o leitor, qual o horário de trabalho que prefere? Trabalhar mais dias – e menos horas por dia – ou mais horas por dia e ter a sexta-feira livre?