Gansos voltam à ilha de Oahu, Havai, depois de três séculos de ausência (com FOTOS)



Desde 1700 que não eram avistados gansos-do-Havai (ou Néné) em Oahu, uma das ilhas do arquipélago do estado norte-americano, mas esta realidade está a mudar, de acordo com o U.S Fish & Wildlife Service.

Esta espécie de ganso, conhecida pelo seu som característico- nay-nay –, é a ave oficial do Havai, mas há trezentos anos que não era avistada na ilha de Oahu. Agora, a população cresceu de zero para cinco. É um começo.

As aves foram avistadas no James Campbell National Wildlife Refuge, a cerca de 65 quilómetros a norte de Honolulu, capital do Havai, e não existe nenhuma indicação de que tenham sido humanos a colocá-los lá.

Segundo o serviço ambiental norte-americano, um par de gansos-do-havai deve ter feito ninho e chocado, com sucesso, três filhos num refúgio de vida selvagem nacional, perto de Kahuku, no North Shore.

Esta espécie de ganso era frequentemente vista nas ilhas havaianas até no final de 1700, no entanto, o número destes gansos foi gravemente reduzido devido à perda de habitat e animais predadores como gatos, ratos e porcos.

Em 1951, estimava-se que apenas existiam 30 gansos desta espécie em todo o Havai, de acordo com o The Atlantic Cities. O País fez vários esforços de conservação da espécie e actualmente existem mais de 2.000 gansos no país. Incluindo, agora, em Oahu.

Veja algumas fotos desta ave.

[nggallery id=384 template=greensavers]

Foto: qmnonic / James Brennan Molokai Hawaii / jdnx / derricktakase /  USFWS Endangered Species /  JAC6.FLICKR /  Just chaos





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...