Suécia inova em parque de bicicletas para promover mobilidade sustentável



A mobilidade sustentável é um dos conceitos chave que as áreas urbanas devem apostar. Traz benefícios ambientais a longo prazo, mas também garante o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Na cidade de Uppsala, na Suécia, foi desenvolvido um parque de estacionamento para bicicletas junto à Estação Central. Com cerca de 2 mil metros quadrados, divide-se em dois andares, ligados por uma rampa que é dividida em duas faixas de subida e descida, tendo à disposição um total de 1200 lugares de estacionamento.

A garagem para bicicletas teve como foco a funcionalidade, a segurança e a utilização de materiais ecológicos. Desenhado por uma equipa da empresa de arquitetura Tengbom, foi construída em forma de triângulo, com uma estrutura de madeira e fachadas em vidro, para garantir maior luminosidade e segurança aos utilizadores. No interior do edifício, é possível ver três zonas distintas, a plataforma do comboio, as paragens de autocarros e um viaduto. O telhado é composto por painéis solares e por vegetação, que permite a absorção a água da chuva.

A obra recebeu em junho de 2021 o Prémio Architizer A+ Awards 2021 na categoria de Transportes.

Foto: Felix Gerlach / Tengbom
Foto: Felix Gerlach / Tengbom


Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.