Gás produzido por motores a diesel está a matar quase seis mil pessoas por ano na Alemanha
Quase seis mil pessoas estão a ser vítimas do dióxido de nitrogénio, gás produzido por motores a diesel, todos os anos na Alemanha. O assustador número foi hoje tornado público pelas autoridades alemãs e revela os efeitos nocivos que este gás está a provocar no ser humano.
Encomendado pelo Ministério do Ambiente ao Centro Helmholz Munique e à empresa IVU Umwelt GmbH, o estudo revela que em 2014 perto de 6 mil pessoas foram vítimas de doenças provocadas ou potenciadas pelo NO2.
Os números mostram ainda que, em zonas onde os níveis de níveis de NO2 são superiores, o número de casos fatais aumenta. Há mesmo um risco de doença perto de 50% maior em áreas com níveis significativos de NO2 do que em zonas onde as emissões estavam abaixo do limiar do estudo. “Este estudo mostra o quanto do dióxido de nitrogénio é prejudicial para a saúde na Alemanha”, alertou Maria Krautzberger, do departamento federal do Ambiente.
Mas nem só de más noticias se faz este estudo. De acordo com a pesquisa, o número de mortes prematuras directamente relacionadas com estas emissões poluentes sofreu um decréscimo, dos 8157 casos em 2008.
Números elevados que surgem dias depois da polémica decisão de um tribunal alemão que determina que as cidades são livres de banir a circulação de carros a diesel, para melhorar a qualidade do ar que aí se respira.
Foto: via Creative Commons