Esta gasolina é feita de carbono retirado da atmosfera
A Carbon Engineering é uma empresa Canadiana que está a produzir combustível com CO2 retirado da atmosfera e hidrogénio produzido a partir da água. Se funcionar como anunciado, esta é uma tecnologia interessante por ser neutra do ponto de vista do carbono, e teoricamente melhor para o ambiente que o combustível produzido através do petróleo extraído da Terra.
“Isto não vai salvar o mundo dos impactos das mudanças climáticas, mas é um grande passo no caminho para uma economia baixa em emissões de carbono”, disse David Keith, um Professor de Física Aplicada em Harvard e fundador da Carbon Egineering à National Geographic.
O professor diz que a sua empresa conseguiu acertar no processo mais adequado à extração de CO2 da atmosfera ao fim de oito anos de investigação. O seu trabalho produziu também custos abaixo dos 100 dólares por tonelada de CO2 removido da atmosfera.
Boa ideia?
Continuar a queimar combustíveis fósseis não é solução a longo prazo, mas pode ser uma ajuda na transição que o mundo está agora a começar para tecnologias de locomoção mais limpas. Todavia, o mais interessante deste anúncio da Carbon Engineering talvez seja a sua tecnologia de remoção de CO2 da atmosfera, uma tecnologia que muitos cientistas acreditam ser fundamental para nos salvar de um desastre ambiental.
Até agora, acreditava-se que retirar CO2 da atmosfera tinha um custo de 600 dólares por tonelada, um valor demasiado elevado para tornar esta tecnologia viável. 100 dólares por tonelada é ainda caro, mas é passo de gigante para começarmos a ter tecnologia viável para retirar ativamente CO2 da atmosfera – algo vital num mundo que emite 40 mil milhões de toneladas de CO2 anualmente.