Gato com doença rara usa rodinhas para dar primeiros passos (com FOTOS)
Thumper foi abandonado num quintal ainda bebé, na Califórnia, mas felizmente conseguiu ser resgatado a tempo pela PACT – People and Cats Together. Era diferente dos outros gatinhos porque não conseguia andar, nem sequer manter-se em pé. As patas traseiras não tinham força suficiente para aguentar com o seu peso e deslocava-se arrastando o corpo. Mas graças a um mecanismo com rodinhas, Thumper pôde dar os primeiros passos.
Quando a PACT o levou ao veterinário, foi-lhe diagnosticada uma doença neurológica rara e sem cura. Não se sabia se o animal algum dia poderia vir a andar e, se não tivesse sido resgatado pela organização sem fins lucrativos, provavelmente nunca teria sobrevivido sozinho.
A PACT uniu de imediato esforços na procura por soluções para a reabilitação de Thumper e acabou por avançar com a ideia de criar um sistema de locomoção especial que ajudasse a fortalecer as pernas do animal. Algumas pessoas mostraram-se cépticas quanto à recuperação por esta via, mas a verdade é que o mecanismo lhe permitiu caminhar.
Thumper começou a andar mais depressa, de dia para dia, e as suas pernas foram ganhando forças. Com a ajuda do sistema de locomoção simples, o gato conseguiu mesmo aprender a correr. Após duas semanas de tratamento, Thumper já mostrava o seu potencial, caminhando determinado como se sempre o tivesse feito. E em pouco tempo largou as “rodinhas” para passar a andar por sua própria conta, para surpresa de todos.
Hoje, já ninguém o pára – anda sozinho e brinca com os outros gatos, sem fazer imaginar as limitações que antes o condicionavam. Corre, parece não se cansar e tornou-se numa inspiração.
O Huffington Post avança que o pequeno Thumper continua a aguardar por adopção, para que possa correr e crescer de forma saudável num lugar seguro, como merece.