Gato de 37 metros é o novo geoglifo do Peru

Um gato com 37 metros é a nova figura desenhada encontrada nas montanhas do deserto de Nazca – o felino, agora encontrado pelos arqueólogos do Peru, vem juntar-se aos famosos geoglifos que são Património Mundial da Unesco desde 1994.

Trata-se do mais recente tesouro arqueológico do Peru e vem enriquecer as chamadas Linhas de Nazca, um conjunto de centenas de geoglifos que se estendem por 80 quilómetros e que, em alguns casos, chegam a ter duzentos metros. Esta figura é datada dos anos 200 a 100 antes de Cristo, acreditam os especialistas.

Pensa-se que o gato terá sido desenhado entre 200 a.C. e 100 a.C. e, segundo afirma o Ministério da Cultura peruano em comunicado, “estava quase a desaparecer porque está situado numa colina que é muito afectada pelos efeitos da erosão natural”.

“É surpreendente que ainda possam ser identificadas novas figuras, mas sabemos que existem outras ainda por encontrar. Nos últimos anos, o uso de drones tem tornado isso possível”, disse à agência Efe o arqueólogo Jhonny Isla, responsável pelo sistema de gestão do Parque Arqueológico Nazca-Palpa.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...