Gato Europeu Comum: não é um rafeiro, é um felino cheio de personalidade



Pensa-se que o gato europeu comum é descendente de raças felinas africanas. Os romanos tê-lo-ão escolhido como animal de companhia, trazendo-o para a Europa.

Neste sentido, há quem acredite que este felino teve, como antepassado, o gato-montês africano e há quem pense que esta raça incorpora características, de alguma espécie selvagem, proveniente de África.

Os gatos europeus comuns, também conhecidos como mestiços, ou rafeiros, apresentam corpos fortes e largos. As suas cabeças são amplas e os focinhos retos. Quanto aos olhos, são grandes e redondos. Esta raça tem uma pelagem felpuda, suave, curta e que pode apresentar vários padrões distintos ao nível da cor, sendo os mais comuns: gato tigrado ou tabby.

Estes pequenos felinos são muito inteligentes, desenvolvendo eficazes métodos de caça, atividade de que tanto gostam. Por outro lado, adaptam-se muito bem a diferentes ambientes e a diversas circunstâncias. Apesar de serem desconfiados e tímidos, com pessoas que não conhecem, a situação é bem diferente com o seu dono. Além de gostar muito de mimos, o gato europeu comum é facilmente educado, aprendendo rapidamente as regras da casa.

Esta raça reproduz-se mais frequentemente, do que outros gatos domésticos. Assim, é necessária uma especial atenção, devendo ser tomadas medidas preventivas como a esterilização ou castração, do animal.

 



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.