Gatos estão mais stressados devido à falta de espaço



As ruas movimentadas e as casas e jardins pequenos estão, cada vez mais, a piorar a qualidade de vida e saúde dos gatos citadinos. O especialista John Bradshaw defende mesmo que muitos felinos sofrem de stress, devido falta de espaço.

Alguns animais revelam problemas de pele e bexiga, normalmente encontrados em humanos sob pressão, enquanto outros se tornam mais agressivos. Bradshaw, da escola de veterinária da Universidade de Bristol, adverte que muitos dos problemas são causados pelo facto de os donos não compreenderem que os gatos são criaturas solitárias e respeitarem o espaço de que precisam.

“Eles [os donos] acham que quantos mais gatos, melhor – cinco gatos é bom, seis gatos é melhor. Mas a verdade é que quantos mais tens, mais as dificuldades aumentam”, explica o responsável.

Bradshaw, especialista na forma como as pessoas e os animais interagem, diz que os veterinários cada vez mais se deparam com doenças desencadeadas pelo stress, incluindo eczemas e cistites.

Mesmo os donos com as melhores intenções, não percebem como os seus animais de estimação estão a lutar para lidar com as tensões da vida moderna. Bradshaw defende que os gatos simplesmente não têm um temperamento adequado à vida na cidade.

Ao contrário dos cães, que foram domesticados ao longo de milhares anos, os gatos ainda mantêm uma natureza selvagem – daí os seus fortes instintos de caça, por exemplo.

O apresentador de televisão e especialista em vida selvagem Chris Packham afirma que manter os gatos dentro de casa durante a noite reduziria para metade as mortes de animais selvagens na Grã-Bretanha.

Bradshaw defende ser necessária uma melhor criação e formação dos animais, para poderem aprender a gostar mais de brincar do que de caçar ou serem habituados a passarem mais tempo dentro de casa – tornando-se assim mais descontraídos e afectuosos.

“Os gatos precisam da nossa compreensão como uma espécie ainda em transição entre o estado selvagem e verdadeiramente doméstico.”

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...