Gaza: animais do zoo foram deixados ao abandono (com FOTOS)



Além das mortes já provocadas, os confrontos em Gaza estão também a atingir os animais cativos do zoo de Al-Bisan, que foi atingido por vários ataques aéreos durante os confrontos. 80 animais morreram na sequência dos ataques ou à fome. Restam 20 animais traumatizados que foram deixados ao abandono.

O zoo, que faz parte do parque de diversões de Al-Bisan, em Jabalya, foi atingido no mês passado durante os confrontos entre as tropas israelitas e os militantes do Hamas. Agora, vários voluntários tentam resgatar os restantes animais, sendo que muitos deles estão a viver em condições hediondas e a necessitar de cuidados médicos.

“A maior parte das jaulas foi severamente danificada”, indica Amir Khalil, líder da equipa de resgate da organização Four Paws, que está agora em Gaza para ajudar nos cuidados animais. “Existem carcaças de vários animais mortos espalhados pelo local. Os poucos animais sobreviventes, entre os quais três leões, estão traumatizados, doentes e muito fracos”, conta, cita o Dodo.

Voluntários e veterinários trouxeram antibióticos, desinfectantes e desparasitantes para o zoo delapidado e estão agora a tratar dos animais da melhor forma que conseguem. Trouxeram também frigoríficos e comida para os animais famintos. A situação dos animais está a ser avaliada e estudada a possibilidade de transportar os restantes animais para um local seguro. De acordo com Khalil, a decisão deverá ser tomada nos próximos dias.

Devido a razões de segurança, fazer voluntariado no local é quase impossível e a equipa que está a tratar dos animais necessitou de transporte militar até ao local.

[nggallery id=949 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...