Gelo na Antártida está a derreter mais rápido do que recupera

As alterações climáticas têm provocado vários impactos no Planeta, principalmente na Antártida. As plataformas de gelo partem-se, o gelo derrete e começa a espalhar-se pelo oceano.

Um estudo publicado na Nature, afirma que desde há 25 anos já foram perdidos 4 gigatoneladas de gelo das plataformas. Embora exista uma variação, a investigação indica que o gelo está a derreter mais rapidamente do que está a ser recuperado.

A equipa foi composta por especialistas do NASA Goddard Space Flight Center, do Earth and Space Research, da Universidade da Califórnia San Diego e da Escola de Minas do Colorado, e utilizou dados da Agência Espacial Europeia e da NASA para estudar as plataformas de gelo na sua totalidade, cerca de 1,5 milhões de quilómetros quadrados.

Segundo o The Independent, esta quantidade corresponde ao equivalente a preencher com água o Grand Canyon, no estado americano de Arizona.

Os resultados revelam também que além destas mudanças impulsionarem o aumento do nível do mar, alteram a circulação do oceano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...