Generation Resonance organiza primeiro Climate Summit em Portugal
Com o mote “Moldar o nosso futuro climático”, surge a primeira edição do Portuguese Climate Summit, organizada pela Generation Resonance, em parceria com a Associação das Nações Unidas em Portugal e com a Câmara Municipal de Oeiras e com o apoio da Fundação Oriente, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o evento, que acontece no dia 29 de maio no Templo da Poesia em Oeiras, será presidido por Mónica Ferro, Diretora do Gabinete da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas em Londres), e contará com a presença de ilustres figuras no terreno para a sustentabilidade e ação climática.
Esta iniciativa pioneira e multidisciplinar no país, que visa estimular a ação coletiva para enfrentar os desafios urgentes das alterações climáticas, é mobilizada por um grupo de jovens líderes que se unem com a missão de fortalecer o debate e participação da geração jovem na construção de um futuro sustentável.
“Estamos muito entusiasmados por reunir um grupo tão distinto de especialistas nacionais e internacionais para este evento transformador. Esta cimeira representa uma oportunidade para catalisar mudanças significativas através de soluções inovadoras que irão moldar o nosso futuro coletivo através de um diálogo transversal. É crucial que, enquanto geração jovem, nos empenhemos ativamente na luta por um planeta mais sustentável e que a nossa voz seja ouvida nos principais fóruns de decisão política. Estamos ansiosos por dar as boas-vindas a todos os participantes e, em conjunto, impulsionar um futuro climático mais positivo através do conhecimento partilhado e de ações concretas que emergem desta cimeira”, afirma João Maria Botelho, líder da Generation Resonance.
Quanto aos motivos que levaram à criação deste evento, destaca ainda que: “este evento nasceu para dar continuidade ao impacto alcançado na COP 28 e para delinear a nossa abordagem estratégica para a COP 29. A Generation Resonance estabeleceu-se como um conector entre os decisores políticos e as necessidades urgentes da nossa comunidade. Estamos a utilizar os conhecimentos e a visão adquiridos através deste projeto para impulsionar debates cruciais e promover mudanças substanciais”.
Ao longo do dia, serão organizados três painéis de discussão para refletir sobre temáticas como a transição energética, finanças sustentáveis e governação dos oceanos. Haverá ainda um momento solene para a tomada de posse do Conselho dos Embaixadores para o Futuro, iniciativa que contará com a presença das principais personalidades portuguesas (no cenário do impacto quer ambiental, quer económico, quer social), tais como: Assunção Cristas (ex-Ministra da Agricultura e do Mar), Mário Parra da Silva (Secretário-Geral da direção da UNA Portugal), Bernardo Ivo Cruz (ex-Secretário de Estado para a Internacionalização), Ana Fontoura Gouveia (ex-Secretária de Estado da Energia), Maria Teresa Goulão (Diretora da Associação Portuguesa de Empresas do Sector do Ambiente), Filipa Saldanha (Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola), Isabel Carvalhais, Maria Manuel Leitão Marques e Vasco Becker-Weinberg (Eurodeputados), Catarina Barreiros (fundadora e CEO da Do Zero), Armando Marques Guedes (NOVA), Margarida Couto (Sócia Fundadora da VdA), entre muitos outros.
O evento é gratuito e destina-se a todos os que quiserem participar neste debate sobre sustentabilidade e ações climáticas. As inscrições podem ser feitas aqui.