Gerês recebe Festival de Caminhadas este fim-de-semana
A promoção do Gerês como destino privilegiado no domínio do Turismo de Natureza é o principal objectivo do Festival de Caminhadas, que decorre esta sábado e domingo em Terras de Bouro, com cinco trilhos. “Os trilhos são o nosso golfe”, explicou ao Correio do Minho o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel.
O responsável sublinhou que os trilhos escolhidos para a 4.ª edição do Festival de Caminhadas do Gerês são “particularmente bonitos”, destacando, como exemplos, a incursão à aldeia de Santa Isabel do Monte ou a reconstituição do ciclo do pão, através moinhos de água, espigueiros, sequeiras ou sistemas de rega tradicionais.
O festival será composto por um total de dez caminhadas, uma vez que os cinco trilhos serão calcorreados em cada um dos dias do evento. O mais curto tem sete quilómetros e o mais longo 8,7 quilómetros, estando todos classificados como fáceis.
“A ideia é mesmo essa, democratizar as caminhadas, para que todos possam participar”, referiu Jorge Coelho, da Associação Gerês Viver Turismo, responsável pela organização do festival, com o apoio da Câmara de Terras de Bouro e da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATACHA).
Coelho enfatizou o facto de todas as caminhadas serem guiadas por “profissionais experientes, que conhecem bem a serra”, garantindo assim aos participantes segurança e informação acerca dos pontos de interesse dos trilhos. “Além da caminhada propriamente dita, o festival tem associada esta vertente interpretativa, para que os participantes fiquem a conhecer um pouco melhor o Gerês e com vontade de voltar”, acrescentou.
Os guias são disponibilizados por cinco empresas de animação turística que operam essencialmente no destino Gerês. No final de cada caminhada, haverá um convívio entre todos os participantes com a oferta do típico “caldo no pote’ e de uma malga alusiva ao festival.
Paralelamente ao Festival de Caminhadas, Terras de Bouro acolhe o Fim-de-Semana Gastronómico, durante o qual 19 restaurantes locais servirão, a preços “convidativos”, o cozido à moda do concelho, com a aletria como sobremesa.
“O Gerês é bonito todo o ano, merece ser visitado todo o ano, tem muito para oferecer todo o ano”, concluiu Joaquim Carcel.
[nggallery id=1666 template=greensavers]
Fotos: J.A. Barros / ICNF; dfvergara / Creative Commons