Glaciar South Cascade (EUA) designado Glaciar do Ano 2025

O Serviço Mundial de Monitorização dos Glaciares (WGMS) apresentou hoje, no primeiro Dia Mundial dos Glaciares, o primeiro “glaciar do ano”, o South Cascade, nos Estados Unidos, indicou a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
O glaciar South Cascade localiza-se no estado de Washington na Cascade Range (Cordilheira das Cascatas), uma importante cadeia montanhosa norte-americana que se estende desde o norte do estado da Califórnia até ao sul da província canadiana Colúmbia Britânica.
“Tem sido monitorizado continuamente desde 1952 e fornece um dos mais longos registos ininterruptos de massa glaciológica no Hemisfério Ocidental”, refere o comunicado divulgado pela OMM.
Segundo o ‘site’ Glaciares do Oeste Americano, da Universidade Estatal de Portland, o South Cascade tem uma longa história de medições de massa, o que constitui “um importante contributo para a compreensão das alterações climáticas”.
“Muitos dos métodos para medir a massa e a variação de massa dos glaciares foram desenvolvidos no glaciar” adianta, apresentando como exemplos “o trabalho inicial para compreender como a água flui através da neve, em por baixo de um glaciar” e “as primeiras experiências sobre como medir a profundidade dos glaciares utilizando frequências de radar”.
“O glaciar South Cascade exemplifica tanto a beleza dos glaciares como o empenho a longo prazo de cientistas e voluntários dedicados que recolheram dados de campo para quantificar a mudança de massa do glaciar durante mais de seis décadas”, diz Caitlyn Florentine, do Serviço Geológico dos Estados Unidos e uma das investigadoras do glaciar.
“O relatório Estado do Clima Global 2024 da OMM confirmou que entre 2022 e 2024 se assistiu à maior perda de glaciares em três anos alguma vez registada”, afirma a secretária-geral desta agência da ONU, Celeste Saulo, citada no comunicado.
“A preservação dos glaciares não é apenas uma necessidade ambiental, económica e social. É uma questão de sobrevivência”, salienta.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2025 como o Ano Internacional da Preservação dos Glaciares e estabeleceu o dia 21 de março como o Dia Mundial dos Glaciares, com o objetivo de “aumentar a consciencialização sobre o papel vital que os glaciares, a neve e o gelo desempenham no sistema climático e no ciclo hidrológico, além da sua importância para a economia local, nacional e global”.