Glastonbury declara guerra às garrafas de plástico

A edição de 2014 do mítico festival britânico de Glastonbury começa já no próximo fim-de-semana e, este ano, a organização decidiu tornar o evento mais verde e declarar guerra às garrafas de água de plástico. Como tal, serão distribuídas garrafas em aço inoxidável reutilizáveis e colocados 400 bebedouros no recinto do evento de maneira a evitar a produção de resíduos de plástico.

A estratégia deste ano faz parte de um plano de sustentabilidade, a longo prazo, que Glastonbury implementou para se tornar o festival mais sustentável do mundo. Recorde-se que Glastonbury, tal como o Rock in Rio Lisboa, é dos poucos festivais de música que possuem certificad de sustentabilidade.

As garrafas reutilizáveis vão ser distribuídas aos membros das bandas que vão actuar no festival, bem como a 2.000 elementos do staff do palco. Para os festivaleiros, a organização tem as garrafas à venda em vários pontos espalhados pelo recinto. Caso não queiram adquirir as garrafas, a organização pede aos 140.000 festivaleiros que já têm bilhetes para que tragam garrafas reutilizáveis de casa, que podem encher nos bebedouros a ser instalados. A organização de Glastonbury estima que durante o evento sejam usadas cerca de um milhão de garrafas de plástico.

“Temos água com qualidade fantástica no Reino Unido, mas toda a gente está obcecada em beber água engarrafada”, afirma Lucy Smith, responsável pela área de sustentabilidade do evento, cita o Business Green. A responsável indica que a estratégia desta edição é uma antevisão do plano para 2015, que prevê a substituição dos copos plásticos da cerveja e os talheres de plástico por alternativas reutilizáveis.

Os festivaleiros estão também a ser aconselhados a deslocarem-se para o evento de transporte público ou através da partilha de carros com conhecidos. “Queremos ser o mais sustentável que conseguirmos. Fazemos tudo o que está ao nosso alcance, mas lidar com o lixo de 140.000 pessoas é um desafio. Não podemos por caixotes do lixo em todo o lado”, indica Lucy Smith.

A organização de Glastonbury revela ainda que metade do lixo produzido na edição de 2013 foi reciclada e que este ano irão existir cerca de 15.000 ecopontos espalhados pelo recinto. Recorde a limpeza da edição de 2013 de Glastonbury.

[nggallery id=661 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...