GNR apreende mais de 1500 quilos de pescada por infração à lei

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu no espaço de cinco dias 1557 quilos de pescada. A quantidade tinha um valor total superior a 15 mil euros.

No dia 13 de maio foram apreendidos 1445 quilos, com um valor estimado de 14.450 euros no concelho das Caldas da Rainha, e alguns dias depois, foram apreendidos 112 quilos de pescada, com um valor estimado de 1.120 euros, no concelho da Nazaré.

Como explica a GNR, a ação de fiscalização tinha como objetivo “o controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco”, pelo que ambas as apreensões se deveram ao facto de não terem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada. Foram realizados autos de contraordenação, puníveis com uma coima “que pode ascender ao valor máximo de 37 500 euros”, referem.

O pescado foi entregue posteriormente a várias instituições de solidariedade social.

“A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso”, afirmam em comunicado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...