GNR apreendeu quase quatro quilos de meixão em Estarreja



A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu 3,8 quilos de enguia europeia juvenil, vulgarmente denominada por meixão, e deteve um homem de 30 anos por captura ilegal, em Estarreja, distrito de Aveiro, informou ontem aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR esclareceu que durante uma fiscalização, realizada na quarta-feira, os militares da Guarda intercetaram e abordaram duas viaturas e constataram que no seu interior era transportado o meixão e os respetivos utensílios de captura.

“Da ação resultou a apreensão do meixão e da viatura que efetuava o seu transporte, bem como do material de pesca utilizado para a captura da espécie”, refere a mesma nota.

Ainda segundo a Guarda, o detido de 30 anos foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Estarreja.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

A enguia europeia, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.