Gondomar assume compromisso de reduzir emissões em 40% até 2030



O Município de Gondomar acaba de anunciar o seu mais recente compromisso na área ambiental: até 2030 pretende tornar-se uma cidade com, no mínimo, menos 40% de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

Esta nova meta surge após a sua adesão ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia – uma iniciativa da Comissão Europeia, lançada em 2015, que reúne autoridades comprometidas com a implementação dos objetivos da União Europeia para o clima e energia.

José Fernando Moreira, Vereador do Ambiente, afirma que “os riscos climáticos atuais e os cenários futuros diagnosticados para o Município de Gondomar, até ao final do século, associados a cheias ou inundações e temperaturas excessivas, motivaram esta adesão ao Pacto”. O Pacto, por sua vez, vai compreender “a reestruturação da gestão territorial, com vista ao aumento da resiliência e minimização de prejuízos humanos, materiais e ambientais”.

Gondomar vai assim reforçar a sua eficiência energética e o seu recurso a fontes de energia renováveis. Para garantir o cumprimento dos objetivos, o Município está ainda a preparar um Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) em colaboração com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...