Google Cloud aposta em novas medidas para acelerar a transformação digital sustentável



No âmbito da primeira Google Cloud Sustainability Summit, a Google Cloud anunciou a expansão das suas soluções de sustentabilidade e o lançamento de novos conjuntos de dados, ferramentas e programas em parceria, para acelerar a transformação digital sustentável.
“Na Google, acreditamos que o caminho para um futuro sustentável começa com as pequenas decisões que tomamos todos os dias. Mas indústrias, governos e empresas são desafiadas a tomar este tipo de decisões sem os dados ou insights corretos que ajudem à tomada de decisão. Mesmo uma pequena escolha para uma organização – qual a matéria-prima a utilizar num novo produto, quando regar proativamente as plantações antes de um período de seca, quais os fundos verdes em que investir – requer a compreensão de informações únicas e muitas vezes complexas”, aponta Justin Keeble, diretor administrativo de sustentabilidade global da Google Cloud, em comunicado. Assim, a Google Cloud divulga hoje quatro pontos que está a desenvolver para melhorar as transformações sustentáveis:

O primeiro passo passa pela disponibilização de insights climáticos para todas as organizações, garantindo-lhes o acesso a dados precisos sobre o estado atual e sobre o impacto potencial das suas decisões. Existem assim duas novas ofertas de insights climáticos para o setor público, de modo a ajudar as instituições a compreender melhor os riscos para as infraestruturas e para os recursos naturais provocados pelas alterações climáticas. O Google Earth Engine, uma tecnologia à escala plantetária que combina dados de centenas de satélites e outras fontes para mostrar insights de alta resolução relevantes sobre o estado dos habitats e ecossistemas, e sobre as mudanças que têm ocorrido ao longo do tempo, já está disponível para todos na Google Cloud.

Segue-se a partilha de insights com os clientes sobre eletricidade livre de carbono. Com acesso a dados históricos e em tempo real, os clientes poderão ter uma visão clara do seu perfil de emissões de eletricidade. O programa irá permitir que os clientes avaliem a sua pontuação de eletricidade livre de carbono com zero emissões líquidas e as emissões de carbono indiretas Scope 2, ajudando-os a prever e planear um portefólio otimizado de energia.

A suite Carbon Sense está a ser alargada, integrando novos dados e expandindo a cobertura de relatórios para que seja mais fácil para os arquitetos e administradores da Cloud darem prioridade à sustentabilidade. No ínicio de 2023 será lançado o Carbon Footprint para o Google Workspace, uma ferramenta que permite uma funcionalidade de relatório semelhante para as emissões associadas a produtos como o Gmail, Meet, Docs.

Por último, o ecossistema de sustentabilidade continuará a expandir-se. A organização anuncia o lançamento de dois programas novos para facilitar a participação dos parceiros na iniciativa e para que as organizações encontrem as ferramentas e o conhecimento para os ajudar a alcançarem suas metas de sustentabilidade. São eles o Google Cloud Ready – Sustainability, um novo programa de validação para parceiros com uma solução para negócios, disponível na Google Cloud, que ajuda os clientes a atingir os seus objetivos sustentáveis; e o Google Cloud Marketplace Sustainability Hub, um programa que permite aos clientes ter acesso fácil a soluções de sustentabilidade validadas. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...