Google compra Zagat, um guia de restaurantes recomendados pelos clientes
Conhece o site Zagat, um guia de restaurantes, hotéis, bares e outros locais de lazer que é desenvolvido, sobretudo, com as recomendações dos seus clientes? Se a resposta é “não”, muito provavelmente não faltará muito tempo para conhecer melhor o projecto.
Isto porque o Zagat acabou de ser comprado pelo Google, o que lhe vai permitir sair da sua semi-clandestinidade fora dos Estados Unidos e tornar-se, muito provavelmente, num ícone do bem comer.
A compra do Zagat pelo Google tem como pano de fundo a aposta da multinacional norte-americana em conteúdos locais. Se olharmos para a aquisição num período de médio e longo prazo, não é difícil perceber que o seu eventual sucesso irá mudar, uma vez mais, as nossas referências alimentares. Não o que comemos, mas onde comemos.
O Zagat foi criado no longínquo ano de 1979, como hobbie, pelo casal Tim e Nina Zagat, mas tornou-se num dos guias de restaurantes e hotéis mais populares dos Estados Unidos. O primeiro resultado visível do negócio é a disponibilização de informação sobre o guia nas páginas de resultados do motor de busca. E no Google Maps.
O Zagat abrange já mais de 100 cidades de todo o mundo, sendo que as referências e locais apresentados são comentados e votados pela comunidade de utilizadores do site. Desta forma, o cidadão pode escolher – mais fidedignamente – onde comer ou passar uma bela noite de sono.
Actualmente, Portugal tem três cidades (duas vilas, neste caso), no site: Cascais, Estoril e Lisboa. As recomendações podem ser consultadas sem registo na plataforma, apesar de esta ter também uma versão Premium, com subscrição mensal ou anual.
O site é parecido com Trip Advisor, mas tem um foco ligeiramente distinto e modelo de funcionamento também diferente. Ainda que, actualmente, seja mais conhecido que o Zagat.
Por isso, a compra do Zagat pelo Google não deixa de ser uma boa notícia. Uma população mais informada é uma população que toma melhores decisões. E isso não tem preço.