Google investe no seu primeiro projecto de energia solar em África



A ambição do Google para criar mais energia renovável para o exercício das suas funções deu mais um gigante passo em frente – a empresa investiu no seu primeiro projecto de energia solar africano.

Rick Needham, director de energia e sustentabilidade da Google, disse que a empresa investiu €9,2 milhões no Jasper Power Project, de 96 MW, na África do Sul. O projecto está a ser desenvolvido por um consórcio de investidores americanos e africanos e conta com um investimento total de €200 milhões.

Uma vez concluído, espera-se que o projecto Jasper seja uma das maiores instalações solares do continente africano – vai ajudar a abastecer mais de 30 mil casas sul-africanas e ajudar o governo a atingir a sua meta de geração de 18 GW de energia renovável até 2030.

“Jasper (…) tem o potencial de transformar a rede de energia sul-africana”, escreveu Needham. “E, dada a posição da África do Sul enquanto potência económica em África, uma rede mais verde pode ser um exemplo para todo o continente.”

O projecto está a ser desenvolvido por meio do Renewable Energy Independent Power Producer Procurement Program da África do Sul, onde os projectos competem com base em custos e na contribuição para a economia local para serem então premiados com um contracto com a concessionária de energia estatal do país, a Eskom.

Este projecto utiliza 29.808 módulos solares fotovoltaicos. Crê-se que comece a fornecer energia à rede em Novembro, avança o Business Green.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...