Google lança um Street View dedicado aos recifes de corais (com FOTOS)

Os amantes de mergulho ou os simples curiosos já não têm de deixar o conforto do seu lar para poderem visualizar o mundo subaquático. O Google, em parceria com a Catlin Seaview Survey, está a um “street view” dedicado aos oceanos, com enfoque nos recifes de corais.

A nova aplicação, o Google Street View Oceans, recorre a um rigoroso sistema que dá a oportunidade aos cibernautas de visualizarem os ecossistemas aquáticos como permite monitorizar a saúde dos corais.

O projecto começou em 2013, mas até há pouco tempo eram poucas as cenas subaquáticas passíveis de exploração. Agora é possível visualizar o fundo oceânico a 360 graus de locais como as Galápagos, a Flórida, Havai, Filipinas ou a Grande Barreia de Coral, refere o Daily Mail.

O recenseamento dos corais feito pela Catlin começou em 2012 e desde então já foram recolhidas mais de 400.000 fotos dos fundos oceânicos. De acordo com a unidade de investigação, 40% dos corais mundiais foram destruídos nos últimos 30 anos devido à poluição, pesca intensiva e alterações climáticas. Se a destruição continuar, as consequências vão ameaçar cerca de 500 milhões de pessoas que dependem dos corais como fonte de alimento, receita turística e protecção costeira.

[nggallery id=1033 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...