Governo aprova 30 ME para recolha de animais mortos



O Governo aprovou uma despesa de 30 milhões de euros para a recolha de animais mortos em 2025 e 2026, considerando que o sistema de recolha enfrenta uma pressão adicional devido à língua azul.

“Foi aprovada também uma despesa com a recolha de animais mortos para os próximos anos de 2025 e 2026, de cerca de 30 milhões de euros”, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

“Isto é especialmente importante, e a sua celeridade, por causa, como sabem, da pressão adicional no sistema de recolha de animais mortos com o fenómeno da língua azul”, acrescentou o governante, que destacou que tem havido outras medidas, como a compra de vacinação.

A febre catarral ovina ou língua azul é uma doença viral, de notificação obrigatória, que afeta os ruminantes e não é transmissível a humanos.

Há duas semanas, o Governo anunciou um reforço de 2,5 milhões de euros do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA), para fazer face ao aumento dos pedidos.

Vários produtores pecuários dos distritos de Évora e Beja queixaram-se de atrasos na recolha dos cadáveres de animais, que ficam em decomposição nos terrenos vários dias ou até em alguns casos perto de duas semanas, após a comunicação da morte.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) criticou, no passado dia 11, a falta de capacidade do SIRCA, apontando que “muitos dos animais mortos por este surto de língua azul […] terão de ser enterrados nos terrenos dos seus proprietários por incapacidade operacional”.

Em Portugal estão a circular três serotipos de língua azul, nomeadamente o BTV-4, que surgiu, pela primeira vez em 2004 e foi novamente detetado em 2013 e 2023, o BTV-1, identificado em 2007, com surtos até 2021, e o BTV-3, detetado, pela primeira vez, em 13 de setembro.

No que diz respeito ao serotipo três, os últimos dados, reportados ao final de outubro, indicam que foram contabilizadas 41 explorações de bovinos afetadas e 102 animais, sem mortalidade.

No caso dos ovinos, somam-se 238 explorações, 11.934 animais afetados e 1.775 mortos.

O executivo anunciou no início do mês a compra de mais de três milhões de vacinas contra a língua azul.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...