Governo britânico oferece incentivos financeiros a quem optar por sistemas de aquecimento mais sustentáveis



O Governo britânico vai conceder incentivos financeiros aos proprietários de habitações que trocarem os sistemas de aquecimento convencionais – a maior parte utiliza combustíveis fósseis e outras fontes não renováveis – por alternativas que utilizem energia renovável, numa tentativa de diminuir as emissões de dióxido de carbono provenientes do aquecimento.

O incentivo governamental estava previsto arrancar em 2012, mas foi consecutivamente reagendado. Este incentivo é o primeiro do género a nível mundial e oferece benefícios para tecnologias de aquecimento com baixas emissões de dióxido de carbono, como as caldeiras e recuperadores de calor que utilizem pellets de madeira como fonte de combustível.

Actualmente, existem 18 mil lares britânicos que instalaram nos últimos anos estas tecnologias – estes também são elegíveis para receber os incentivos. Os benefícios, que provêm de fundos públicos, vão ser concedidos trimestralmente e ao longo de sete anos, refere o Guardian.

As tecnologias elegíveis para o esquema de incentivos incluem caldeiras de biomassa, sistemas solares térmicos, bombas de calor geotérmico e bombas de calor de ar exterior. “Estes incentivos não só vão permitir às pessoas ter casas aquecidas e facturas mais baratas, como vão permitir reduzir as emissões de carbono e receber incentivos em dinheiro por instalarem estas novas tecnologias. Isto abre um mercado para os fornecedores, engenheiros e instaladores – criando empregos e ajudando a economia a crescer”, afirma o ministro do Clima britânico, Greg Barker.

Foto:  Ed Bierman / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...