Governo japonês quer reactivar centrais nucleares até ao final do ano



O Governo nipónico recebeu luz verde das entidades reguladoras de energia nuclear para terminar com o período “nuclear zero”, que foi decretado na sequência do desastre radioactivo ocorrido na central de Fukushima, em 2011. Os objectivos do Governo liderado por Shinzo Abe passam agora por ter dois reactores da central de Sendai em funcionamento antes do final de 2014.

Contudo, o regulador indicou que para que os reactores reentrem em funcionamento é necessário que o operador da central convença a população local que a retoma da produção nuclear é segura. Mas a tarefa não será fácil, já que a opinião pública japonesa está agora ciente dos perigos inerentes à energia nuclear e posiciona-se fortemente contra a reactivação dos reactores das várias centrais do país.

Embora os objectivos governamentais passem pela reactivação dos reactores antes do final do ano, tal será pouco provável. A Kyushu Electric Power, empresa que opera a central de Sendai, carece ainda de completar alguns trâmites legais e de segurança com o regulador nuclear, refere o Inhabitat.

A central de Sendai foi a primeira a apresentar ao regulador as novas medidas adicionais de segurança, que visam reduzir o impacto de sismos e tsunamis nos reactores. No total, foi já pedida a reactivação de 20 reactores nucleares em dez centrais distintas.

Foto: Greenpeace Australia Pacific / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...