Para incentivar o comércio de carros eléctricos o governo pondera atribuir 2 250 euros a cada pessoa que decidir substituir a sua viatura tradicional por um exemplar movido a electricidade. Há 2,25 milhões de euros disponíveis para suportar este encargo.

Proposta pelo Ministério do Ambiente, esta medida deverá ser aprovada já em Novembro, conforme confirmou o gabinete do ministro José Matos Fernandes. Espera-se que no início de 2017 entre em vigor.

Com 2,25 milhões provenientes do Fundo Ambiental – que reúne as receitas dos Fundos de Intervenção Ambiental, da Proteção dos Recursos Hídricos, do Fundo da Carbono e do Fundo para Conservação da Natureza e da Biodiversidade – o executivo terá possibilidade de apoiar até mil veículos. Para receber este incentivo, bastará a cada pessoa apresentar a factura de compra à entidade gestora do Fundo Ambiental.

A proposta de Orçamento do Estado para 2017 é omissa relativamente ao apoio à aquisição de carros elétricos. Até ao final deste ano, o atual incentivo de 2 250 euros só será entregue mediante a entrega de um carro usado com mais de dez anos.

Foto: Paulo Abi-Ackel / via Creatie Commons 

Deixar uma resposta