GPA e CEiiA apresentam Barómetro da Mobilidade Nacional

Num compromisso conjunto com vista a uma mobilidade mais sustentável, foi apresentado ontem o Barómetro da Mobilidade em Portugal, uma iniciativa Green Project Awards (GPA) e CEiiA, que tem como objectivo observar os padrões de mobilidade nas cidades portuguesas. O projecto quer também funcionar como suporte à tomada de decisão, concepção de políticas públicas, desenvolvimento de projectos de investigação e definição de novos produtos, serviços e soluções na área da mobilidade por empresas e empreendedores.

O Barómetro pretende incluir não só indicadores tradicionais, mas também indicadores que espelhem as novas tendências de evolução da mobilidade, como a electrificação, conectividade, automação, economia da partilha ou mobilidade a pedido. As funcionalidades do Barómetro prevêem ainda a integração de dados de diversas fontes acerca da mobilidade das cidades portuguesas, a realização de inquéritos de recolha de dados para obter estatísticas e análises sobre mobilidade em Portugal, a monitorização das emissões de CO2 do sector dos transportes, entre outras.

A apresentação do Barómetro decorreu no contexto da Cerimónia de Assinatura do Manifesto CIRCULA – uma iniciativa GPA que tem como objectivo informar, sensibilizar e motivar a mudança de comportamentos com vista a melhorar e conservar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades. O Manifesto Circula foi ontem assinado pelos Municípios do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu, que se juntaram aos 34 parceiros já existentes (ver lista infra) e nos quais se incluem associações e empresas ligadas ao ambiente e transportes bem como associações para pessoas com mobilidade condicionada.

 No Manifesto CIRCULA os signatários comprometem-se a juntar esforços para sensibilizar a mudança de atitudes e comportamentos face aos padrões de deslocação quotidianos, a difundir e produzir informação sobre as iniciativas dedicadas ao tema da mobilidade sustentável, com o objectivo de alcançar-se uma sociedade mais solidária, sustentável e ecoeficiente.

O Movimento CIRCULA, que anteriormente era conhecido por Menos Um Carro, é um movimento cívico a favor de uma mobilidade urbana mais sustentável que funciona através das redes sociais e de um portal agregador de conteúdos que ajudam o cidadão a repensar a forma como olham para o uso de transportes públicos, bicicletas e veículos privados.

A nova identidade – CIRCULA – surge de um desafio lançado pelo GPA e pelo Clube de Criativos de Portugal (CCP) à comunidade criativa nacional para criar a nova identidade do Movimento Cívico pela Mobilidade Sustentável. Os vencedores foram a dupla criativa Fernando Soares e Silva e Carline Renner de Almeida que criaram a designação e imagem gráfica do Movimento Circula.