GPA Portugal: todas as novidades da 5ª edição
A inovação e o empreendedorismo, o enfoque nos recursos naturais, na agricultura, mar e turismo e o apelo à participação de um público mais jovem são os principais destaques da 5ª edição do Green Project Awards (GPA) Portugal.
Apresentado hoje de manhã no Museu da Electricidade, em Lisboa, o GPA 2012 surge agora como um movimento pelo desenvolvimento sustentável, focando-se nos desafios que Portugal enfrenta este ano e com um grande objectivo em mãos: chegar aos mais jovens.
Veja o novo site do GPA.
A reestruturação do GPA Portugal levou à introdução de três novas categorias: Gestão – Eficiência e Recursos, que pretende premiar os projectos em que uma gestão inovadora foi um factor fundamental para atingir uma utilização eficaz dos recursos, naturais e energéticos; Agricultura, Mar e Turismo, que vai distinguir iniciativas que contribuam para a preservação e promoção de uma eficiente utilização dos recursos naturais e que contribuam para dinamizar o interior em desertificação, as actividades ligadas ao mar e projectos de turismo sustentável; e Information Technology, que tem o objectivo de demonstrar como a tecnologia pode contribuir de forma relevante para a optimização na utilização dos recursos.
Tendo sempre em mente o contributo dos mais jovens para o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, foi lançada também a categoria Rock In Rio Atitude Sustentável GPA, que resulta de uma parceria com o Rock In Rio e que pretende incentivar toda a sociedade civil para a adopção de comportamentos sustentáveis.
A verdade é que, quatro anos após a sua primeira edição, o GPA Portugal propõe-se agora a incentivar a criação de riqueza, desenvolver a economia, promover o emprego e o empreendedorismo, a preservação de recursos e a eficiência energética. É esta a evolução natural dos Green Project Awards, de acordo com as três entidades que partilham a organização desde a primeira hora: GCI, Quercus e Agência Português do Ambiente.
“2012 será um ano de grandes desafios para o ambiente”, alertou, esta manhã, Nuno Sequeira, o presidente da Quercus. “O GPA Portugal estará muito ligado aos jovens e famílias. Por isso [desenvolvemos] uma parceria com o Rock In Rio”, explicou por sua vez o presidente da GCI, José Manuel Costa.
“Queremos desenvolver a economia, promover o emprego, a inovação e o empreendedorismo. Queremos preservar os recursos naturais”, avançou o responsável da consultora de comunicação e Public Engagament.
Os dados para a 5ª edição dos GPA Portugal estão lançados. O Green Savers, como parceiro deste movimento, irá continuar a partilhar conteúdos e dar conta das principais novidades dos prémios da sustentabilidade.
A Caixa Geral de Depósitos, Sociedade Ponto Verde, Dalkia e Fundação EDP são os patrocinadores da 5ª edição do GPA Portugal.