GPA prolonga candidaturas até 5 de Junho



O Green Project Awards prolongou as inscrições até dia 5 de Junho, sexta-feira, revelou a organização em comunicado. O projecto português premia empresas, ONG, entidades públicas, associações, fundações, organizações da sociedade civil ou cidadãos em nome individual que se tenham distinguido pelas boas ideias em prol da sustentabilidade.

As candidaturas terão de cumprir duas grandes condições de elegibilidade: projectos, produtos ou serviços, campanhas ou acções que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados, em Portugal, nos últimos três anos; e que reúnam evidências da sua implementação e respectivos resultados qualitativos e quantitativos.

As candidaturas serão avaliadas pelo impacto dos três pilares da sustentabilidade (ambiental, económico e social), pela repercussão no comportamento e atitude dos cidadãos, aplicação de práticas inovadoras e ecoeficientes, a relação entre os benefícios gerados e os custos associados e a reprodutibilidade. Por outro lado, serão valorizados projectos de entidades cuja missão principal não seja de natureza ambiental e social.

Veja o regulamento completo e saiba como se inscrever – as candidaturas são exclusivamente online.

“Mais do que um galardão, o Green Project Awards afirma-se cada vez mais como referência em matéria de desenvolvimento sustentável em Portugal e as vantagens para quem participa são cada vez maiores”, explica a organização.

Recorde que os vencedores e menções honrosas ganham o selo GPA ’15, que poderão utilizar durante um ano para promoverem e comunicarem o projecto distinguido. Por outro lado, todos os finalistas verão os seus projectos alvos de comunicação gerada pelo Green Project Awards.

Todos os premiados serão ainda candidatos a prémios internacionais em representação de Portugal – EBAE (European Business Awards for the Environment) e Distinção GPA-CPLP.

CATEGORIAS GREEN PROJECT AWARDS 2015

AGRICULTURA, MAR E TURISMO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de projectos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objectivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de projectos que já tenham sido objecto de dissertação ou publicação. Projectos que tragam práticas inovadoras para o aumento da eficiência no uso de energia, água e outros recursos e para a redução da produção de resíduos e outros critérios ambientalmente relevantes.

PRODUTO OU SERVIÇO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de produtos e serviços que estejam disponíveis no mercado. Produtos e Serviços que tragam soluções inovadoras para um futuro sustentável, para as empresas, bem como para o cidadão, e que tenham objectivos claros na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.

INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de campanhas, acções e outras iniciativas de mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Iniciativas que tenham produzido impacto na comunidade e que pretendam sensibilizar, informar e despertar a sociedade para o futuro sustentável.

INICIATIVA JOVEM
serão candidatos os seis melhor classificados das duas fases de candidaturas abertas pelo Projeto 80. Mais informações em www.projeto80.pt

GESTÃO EFICIENTE DE RECURSOS
Serão aceites nesta categoria produtos, serviços, sistemas, processos ou projectos que tenham produzido impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental, e que contribuam para a redução da produção de resíduos, aumento da eficiência energética e utilização eficiente de recursos naturais, bem como para a conservação ambiental e biodiversidade, e outros aspectos relevantes para um desenvolvimento sustentável.

CONSUMO SUSTENTÁVEL
Serão aceites nesta categoria projectos (iniciativas, programas, produtos ou serviços) provenientes da sociedade civil (ONG, IPSS, grupos informais, entre outros), do sector público e/ou privado e de indivíduos, que tenham estimulado a adopção colectiva de novas práticas de consumo e resultado em mudanças nos estilos de vida do público-alvo (consumidores, trabalhadores, associados, residentes), ao nível das várias dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.

PRÉMIO OBRA ESCRITA ORIGINAL GREEN PROJECT AWARDS – SOCIEDADE PONTO VERDE
Em 2015, o GPA conta com a 4.ª edição do Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde para a melhor obra original na área da sustentabilidade, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de obras não publicadas, de natureza académica e científica ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...