Grande Muralha da China está a ser destruída (com FOTOS)



A Grande Muralha da China está a desaparecer. A barreira construída ao longo de 21.000 quilómetros para proteger a fronteira norte do império chinês está a ser destruída por agentes inesperados: a erosão e os próprios chineses.

Os dados mais recentes da Administração Estatal do Património Cultural Chinês dão conta de que 1.961 quilómetros da parte da Grande Muralha que foi construída durante a dinastia Ming já desapareceram. Outros 1.185 quilómetros estão em condições deterioradas.

Além da acção natural do vento e da chuva que provocam a erosão da estrutura, a falta de manutenção e os próprios chineses, que roubam pedras da estrutura para construir as suas próprias casas, são as principais causas da deterioração da Grande Muralha.

Embora tenham sido aprovados regulamentos e leis em 2006 para proteger a estrutura do vandalismo e do roubo de pedras – com multas que podem chegar aos €725 no caso de roubo – as autoridades locais indicam que é difícil aplicar as leis e controlar o roubo de tijolos da muralha, escreve a Time.

Para fazer face a este problema, as autoridades chinesas anunciaram recentemente um projecto para recuperar as partes mais antigas da muralha, nomeadamente das partes construídas entre os séculos VII e V a.C., situadas na província oriental de Shandong.

[nggallery id=2009 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...