Grandes canais de água podem fluir por debaixo do gelo da Antárctida



Sabia-se que as profundas ranhuras existentes nos blocos de gelo flutuante representam canais derretidos por debaixo do gelo. Agora um novo estudo sugere que, em alguns pontos, essas cicatrizes superficiais podem também ser sinais do escoamento de água na base das plataformas de gelo gigantes da Antárctida.

“Essas marcas na plataforma de gelo são muito longas, pelo que sugerem que a água está a fluir de forma bastante firme e consistente ao longo do tempo”, disse Anne Le Brocq, principal autora do estudo e glaciologista da Universidade de Exeter, em Inglaterra. “Estes canais oferecem uma ferramenta para investigar algo que está a acontecer debaixo do gelo que não poderíamos estudar de outra forma.”

Os investigadores estão ansiosos por saber se o degelo sob o gelo acontece ou não de forma organizada – à semelhança de ribeiros, rios ou até mesmo pântanos. Mas prever como estas enormes camadas de gelo vão responder ao aquecimento global é difícil para os modelos climáticos disponíveis porque existem poucas evidências directas das características fundamentais que estão na sua base – como a topologia e o fluxo da água.

Ainda assim, de acordo com o Huffington Post, as pistas apontam para que a Antárctida abrigue muitos tipos de redes de drenagem – até mesmo ocasionais inundações maciças. Estes canais derretidos, por exemplo, não são encontrados em todas as zonas geladas, apesar de não se saber ainda por que razão.

Le Brocq e os seus colegas usaram imagens de satélite e radares aéreos para encontrar os canais de degelo na plataforma de Filchner-Ronne. O estudo confirmou que as linhas superficiais correspondem a canais de água derretida esculpidos no bloco – um dos canais identificado é quase tão alto como a Torre Eiffel, com cerca de 250 metros de altura e 300 metros de largura.

Os cientistas concordam que estes canais são características de longa duração, mas o nível de detalhe disponível nas pesquisas usadas neste estudo ainda dá espaço a muitas incertezas, como a forma como a água flui.

ant_2





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...