Gravuras rupestres mais antigas da América do Norte encontradas no Nevada (com FOTOS)



Foram encontradas gravuras rupestres ancestrais, ao longo do leito de um lago que secou, que se julgam ser as mais antigas da América do Norte. Os petróglifos, que remontam pelo menos a 10 mil anos, foram encontrados em rochas de calcário perto do Pyramid Lake, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

As esculturas são abstractas, com desenhos geométricos bem agrupados que incluem padrões de diamante e linhas paralelas curtas em cima de uma linha mais longa, mas ninguém sabe quem as terá esculpido. As gravuras são semelhantes a algumas encontradas num lago em Oregon que se pensam ter, pelo menos, 7.600 anos.

O geoquímico Larry Benson, que usou testes de radiocarbono para datar as gravuras, acredita que os petróglifos podem ter até 14.800 anos de idade. Os dados geoquímicos, os sedimentos e as amostras de rocha mostram que a sua exposição ao ar data a partir de 13.200 a 14.800 anos atrás ou de 10.500 a 11.300 anos.

“Mesmo que sejam tão antigas quanto 14.800 anos ou tão recentes quanto 10.500 anos, continuam a ser as pinturas rupestres mais antigas a serem datadas na América do Norte”, disse Benson.

Já Dennis Jenkins, arqueólogo que liderou as recentes escavações em Oregon, que remontam a 13.200 anos, referiu que o maior desafio é identificar quem criou estes petróglifos.

“Quando voltamos a este período do tempo, se falarmos com os nativos americanos eles vão dizer que foram criados lá e que se trata, obviamente, do seu povo e das suas obras”, defendeu Jenkins. “Mas aproximando-nos de um ponto de vista científico – o que podemos provar –, neste momento é impossível ligar as gravuras a qualquer grupo tribal.”

Os investigadores sugerem que as imagens representam vários símbolos meteorológicos, como nuvens, relâmpagos e até mesmo a Via Láctea.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...