Green Friday: Damos-lhe 7 sugestões para fazer compras mais ecológicas
Chegou a Black Friday, o dia mais esperado do mês de novembro, no qual milhares de pessoas aproveitam para fazer as suas compras de natal com desconto. Mas não se deixe enganar; Como se sabe, a indústria de moda contribui significativamente para a poluição do Planeta.
O relatório Fashion on Climate da Global Fashion Agenda revela que, em 2018, foram emitidos 2,1 mil milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2), o equivalente a 4% das emissões globais. E estas emissões não são apenas geradas na produção, são também no envio, pelo que o seu impacto ocorre tanto em lojas físicas como no e-commerce.
A Black Friday promove o consumismo e gera compras impulsivas. Antes de comprar qualquer produto, reflita se realmente precisa dele. Caso precise, opte por comprar em lojas e marcas ecofriendly, que se preocupam com a sustentabilidade ambiental desde a produção até à entrega do produto.
Damos-lhe algumas sugestões para contribuir para uma “Green Friday”, fazendo compras mais ecológicas:
Wonther – Marca de joalharia portuguesa ética e sustentável, certificada pelo Responsible Jewellery Council. De 27 a 30 de novembro, em qualquer encomenda feita na loja online da Wonther, é oferecida a respetiva compensação das emissões de carbono causadas pelo seu envio – através de ações offset, como a reflorestação.
Bambino Mio – Marca de fraldas reutilizáveis para bebés – Sabia que cada bebé usa em média 5 mil fraldas de utilização única, e que cada uma leva até 500 anos para se decompor? – Está com descontos até 50% em toda a gama de produtos, desde as fraldas às gamas de desfralde e natação, de 24 de novembro a 1 de dezembro no site.
Shaeco – Marca portuguesas de cosméticos e acessórios, que utiliza matérias-primas sustentáveis e embalagens ecológicas. Está com descontos na loja online até ao dia 30 de novembro.
Maria Maleta – Marca portuguesa de malas, que utiliza materiais como pele de curtimenta vegetal, bio couro e têxteis provenientes da reciclagem de plástico. Além de ter descontos, juntou-se ao projeto Sell 1 Buy 1 – que visa a troca de artigos usados por vales que podem ser descontados nas marcas. Lançou também uma campanha de Black Friday, na qual se compromete a enviar um postal “à moda antiga, com selo e morada, escrito à mão ao melhor amigo ou a uma pessoa especial”, para apelar à aproximação das amizades que se afastaram neste período pandémico.
Vintage for a Cause – Marca de moda portuguesa que produz peças com lixo e desperdício têxtil, seguindo um modelo de produção 100% upcycling.
Näz – Marca portuguesa de moda sustentável, inspirada no conceito de economia circular. Também faz parte do projeto Sell 1 Buy 1 e, permite ainda, que ao comprar algum produto, 10% vá diretamente para a Associação Just a Change. Tem portes grátis nas encomendas até ao dia 29 de novembro.
Pegada Verde – Loja online onde pode encontrar um pouco de tudo para o seu dia a dia, com produtos mais amigos do ambiente. Está com desconto de 20% em todos os produtos até ao dia 30 de novembro.