Green Project Awards Brasil: conheça todos os premiados.



Os Green Project Awards Brasil foram entregues esta manhã, no Rio de Janeiro. Conheça todos os vencedores e leia um breve resumo do projecto em questão. Saiba mais no site do prémio.


PRODUTO

1º  

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais   

O trabalho do Banco de Alimentos com seus milhares de voluntários do Rotary, Lions, Diaconias, Escoteiros, Associações de Funcionários de Empresas, Parceiros Voluntários, Universitários, enfim, da sociedade como um todo, está a vencer o desafio de erradicar a fome, representando com isso o compromisso e a responsabilidade de cada um com o seu semelhante.

Os Bancos Sociais procuram apoiar e fortalecer as instituições já existentes na região metropolitana e que tantos benefícios proporcionam às famílias de suas comunidades, doando alimentos, móveis, computadores, tecidos, medicamentos, materiais de construção ou orientando sobre como ter acesso a recursos financeiros, oferecendo cursos de gestão.

2º          

Marcelo Xavier  – Polietileno Verde

Em Junho de 2007 a Braskem anunciou ao mundo a produção em carácter piloto do primeiro polietileno desenvolvido a partir do etanol de cana-de-açúcar. A inovação, um marco na indústria petroquímica global, utiliza matéria-prima renovável no lugar de derivados de petróleo, e resulta na redução do efeito estufa pela absorção do CO2 da atmosfera no crescimento da cana-de-açúcar.

Para cada tonelada de polietileno verde produzida são sequestradas e fixadas até 2,5 toneladas de CO2. O Polietileno Verde é uma resina termoplástica feita a partir do etanol obtido do etanol de cana-de-açúcar. Possui propriedades idênticas ao polietileno convencional, com a vantagem de ser feito a partir de matéria-prima proveniente de fonte renovável. É reciclável como toda resina, mas não biodegradável, pois possui as mesmas características do plástico fóssil. A planta que produz o polietileno verde em escala industrial foi inaugurada em Setembro de 2010 e produz 200 mil toneladas anuais.

3º          

Mônica Neves  – Projecto Nestlé Waters End to End

Em 2008, a Nestlé e o Wal-Mart firmaram um projecto de parceria com o objectivo de educar e consciencializar seus consumidores para a importância de contribuir para a sustentabilidade sócio-ambiental. Em linha com essa iniciativa, foi desenvolvida pela Nestlé uma linha de produtos que contasse com uma cadeia de valor sustentável de ponta a ponta, que pudesse servir de boas práticas de sustentabilidade.

Os aspectos trabalhados foram: redução do peso das embalagens, eliminação de pigmentos em garrafas e tampas para facilitar a reciclagem, optimização do consumo de água e energia fabril, optimização da malha de transporte, desenvolvimento de acções de consciencialização com a população sobre o cuidado com a água, a sua relação com a saúde, a importância da preservação do meio ambiente e o incentivo a recolha selectiva e reciclagem.

Resultados: redução de até 25% na matéria-prima (tampas e garrafas), redução em 18% do consumo de material plástico (shrink), redução da quantidade de plástico de até 36% nas tampas e 25% nas garrafas, redução de 25% no material de paletização, redução de 31% do filme plástico (stretch film) que envolve os paletes e economia no consumo de água e energia

 

INICIATIVA

 

1º          

José Fernandes Dantas Júnior 

Educação ambiental nas escolas através de jogos interactivos, que combatem o desperdício de água

O projecto pretende despertar a consciência ambiental dos alunos das escolas públicas do município de Currais Novos, no sertão do estado do Rio Grande do Norte, no que diz respeito ao desperdício de água. Este é um problema frequente na cidade. Os próprios moradores ignoram as consequências do desperdício de água para eles mesmos, em particular, e para o planeta como um todo. A utilização de jogos interactivos que destacam a gravidade do problema, as consequências e as possíveis formas de combatê-lo podem construir uma consciência ambiental que trará muitos benefícios para a sociedade.

2º          

André Rocha Franco   

Rede Social para a Valorização dos Patrimónios Ambientais e Culturais em Região da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, entorno do Parque Estadual da Serra do Intendente         

O projecto elaborou uma rede sócio-ambiental e cultural sinérgica que detém uma visão de articulação entre saberes, iniciativas, lugares e pessoas, representadas pela Associação Comunitária do Parauninha (ASPA), na sub-bacia do rio Parauninha – entorno do Parque Estadualda Serra do Intendente -, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.

A proposta é estruturada com 38 famílias locais, por meio de um programa de mobilização social, capacitação e comunicação comunitária educacional.

3º          

Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos      

Compostagem de resíduos orgânicos para hortas escolares e aquecimento de água através da energia biotérmica  

Em 2011 iniciou-se um projecto de educação ambiental na creche N.E.I. Nossa Senhora de Lurdes, com o objectivo de iniciar um processo de consciencialização ambiental, aos funcionários da creche, no que diz respeito à correcta disposição e tratamento de resíduos sólidos, em locais onde o seu sistema de gestão é deficitário ou inexistente

Foram feitas palestras informativas que englobam as problemáticas ambientais do município e oficinas, que consciencializaram as crianças sobre os 3Rs, separação e manejo dos resíduos orgânicos para produção de composto orgânico.

Foi incentivada uma alimentação mais saudável para as crianças e toda comunidade envolvida, através da produção de hortaliças. Foi utilizada também a energia biotérmica da compostagem para aquecer a água utilizada na limpeza em geral.

CAMPANHA

1º          

ItÁU     

Bike Rio

As laranjinhas, como foram apelidadas as bicicletas, devido à cor predominante da marca Itaú, patrocinador exclusivo do projecto, são uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro operacionalizada pela empresa Serttel. O projecto oferece uma opção de transporte sustentável para pequenos deslocamentos e já disponibiliza 600 bicicletas, distribuídas em 60 estações localizadas em pontos estratégicos da zona sul da cidade.

O uso de bicicleta em vez de meios de transporte convencionais contribui para reduzir a emissão de gases (CO2) e para diminuir o consumo de álcool, gasolina e diesel.  O Bike Rio é a primeira experiência sul-americana de implantação de um modo de transporte alternativo e sustentável. Nos 5 primeiros meses foram feitas mais de 378 mil viagens,  sinal de que a população aprova o serviço.

2º          

Instituto 3 M    

Projecto Massa do Bem

O Projecto Massa do Bem propõe trocar vasilhas de isopor, plásticos ou outros materiais usados para servir sopa a moradores de rua e pessoas carentes, por cumbuca feita de massa de pão nutritiva, contribuindo assim para a redução significativa do descarte de resíduos (recipientes) alem da complementação de nutrientes da refeição oferecida.

A Massa do Bem contribui com a redução da geração de resíduos sólidos, supre parte ou totalmente (dependendo da sopa) a necessidade nutricional diária de pessoas carentes, moradores de ruas e também tem auxiliado na inclusão sócio-educativa de alunos da APAE de Campinas e de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela instituição Obreiros do Bem, na cidade de Ribeirão Preto.

Durante estes 4 anos de projecto a Massa do Bem já distribuiu aproximadamente 75 mil cumbucas, beneficiando aproximadamente 1500 pessoas.

3º          

Fundo Vale

2 anos de mobilização para o desenvolvimento sustentável da Amazónia             

O Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável é um fundo de cooperação criado pela Vale que aloca recursos financeiros, técnicos e de gestão para promover o desenvolvimento sustentável.

Desde sua fundação, em 2009, ele investiu cerca de R$ 41 milhões (€15,9 milhões) em projectos com visão de longo prazo e perfil estruturante no bioma amaónico. Actualmente o FV apoia e gere 19 projectos realizados por 90 especialistas de 17 organizações parceiras. Entre os inúmeros resultados estão a adopção da metodologia do programa Municípios Verdes em 143 municípios do Estado do Pará e monitorização de 131 Planos de Manejo Florestal em 3,2 milhões de hectares de áreas protegidas. Cerca de três milhões de pessoas estão a ser beneficiadas.

PESQUISA

 

1º   

Paula Piccin / IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

Corredores da Mata Atlântica

2º  

Ricardo Ruther / Universidade Federal de Santa Catarina

Projecto Megawatt Solar: Geração solar fotovoltaica integrada a uma edificação inserida em meio urbano e conectada à rede elétrica. Estudo de caso: Edifício sede da Eletrosul, Florianópolis

3º    

Martins Hofmann Mohedano / Novociclo

Espaço Recicle – Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos com Programa de Recompensa para Participantes





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...