Green Project Awards chegam ao Brasil no final de Março



Os Green Project Awards (GPA) vão realizar-se em território brasileiro ainda no ano de 2011, segundo explicou hoje o presidente da GCI, José Manuel Costa, durante a apresentação da edição portuguesa do GPA.

“Entre final de Março e início de Abril estaremos a apresentar os Green Project Awards no Brasil. A primeira edição vai realizar-se já em 2011”, afirmou José Manuel Costa no final da sessão de apresentação do GPA 2011.

Numa sessão que confirmou a inovação social e o voluntariado como temas da quarta edição do GPA, o destaque da apresentação dos prémios do desenvolvimento sustentável foi para Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, e Karen Hamilton, vice-presidente global da Unilever para a sustentabilidade.

Isabel Jonet dedicou parte do seu discurso à apresentação do Volunteerbook, um projecto que mistura o fenómeno e sucesso de uma rede social – neste caso o Facebook – com constante procura da Entrajuda por novos voluntários. E, de preferência, também voluntários mais novos.

“O Volunteerbook é uma aplicação para o Facebook que permite casar, da forma mais dinâmica possível, as necessidades do voluntariado”, explicou Isabel Jonet.

“Tínhamos de ir para os sítios onde estão os possíveis voluntários – as redes sociais e o Facebook”, concluiu a responsável.

Depois de Isabel Jonet, foi a vez de Karen Hamilton explicar – a uma sala completamente cheia – parte da estratégia de sustentabilidade da Unilever e o ambicioso plano Sustainable Living Plan.

A responsável começou a sua apresentação com um número impressionante. Todos os dias, os produtos da Unilever são utilizados duas mil milhões de vezes pelos consumidores globais, em praticamente todos os países do mundo.

“Mas reduzir o nosso impacto ambiental não é suficiente, queremos mudar a vida de mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e proteger a vida de 500 milhões”, referiu Hamilton.

“Se todos consumirmos à velocidade da Europa precisaremos de três planetas… mas só temos um”, realçou Karen Hamilton, que acrescentou que a Unilever não tem “problema nenhum entre o consumo sustentável e o crescimento do negócio”.

“Pelo contrário”, adiantou a responsável, que foi enumerando as marcas das Unilever com projectos próprios de sustentabilidade: Lipton, Persil, Rexona, Skip, Ben & Jerry’s…

Um exemplo: ao mudar a embalagem do desodorizante Rexona, a multinacional anglo-holandesa conseguiu poupar 18% em plástico, o que corresponde à poupança de 15 milhões de euros por ano. Quem disse que o consumo responsável e o crescimento do negócio não poderiam ser cúmplices?

Acompanhe o Green Savers nos próximos dias e leia a reportagem especial que preparámos a partir das apresentações de Isabel Jonet e Karen Hamilton.





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