Green Project Awards Portugal: todos os premiados (com LISTA)
Esporão, UCASUL, Administração Hidrográfica dos Açores da Direcção Regional do Ambiente, EPAL, Ecologicalkids, ASPEA e a Associação de Estudantes da Escola Secundária João de Deus, em Faro, são os grandes vencedores da 6.ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) 2013, em Portugal.
Os premiados foram hoje revelados numa cerimónia que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.
Na cerimónia foi ainda distinguido Dinis Leitão com o Prémio Melhor Obra Original GPA – Sociedade Ponto Verde, que pretende identificar, reconhecer e garantir a publicação de obras de qualidade em língua portuguesa que promovam práticas e procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável.
Desde a sua criação em 2008, o Green Project Awards tem vindo a distinguir o mérito dos projectos que têm contribuído para promover a partilha de boas práticas que fomentem o empreendedorismo, a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, a iniciativa já recebeu, em Portugal, mais de 1000 candidaturas e reconheceu mais de 50 projectos.
Presente em Portugal, Brasil e Cabo Verde, o Green Project Awards será realizado, em breve, em Angola e Moçambique. A sexta edição foi patrocinada pela Adene, Caixa Geral de Depósitos, Dalkia, Lipor, REN e Sociedade Ponto Verde.
Veja a listagem completa dos vencedores:
Categoria Agricultura, Mar e Turismo
Vencedor: Esporão S.A. – Agricultura – Produção sustentável
Projeto: Em Portugal existem 450ha de vinha biológica, uma agricultura praticada há anos por produtores mais pequenos. A ambição do Esporão é provar que se pode fazer em maior escala, com os mesmos custos e resultando em produtos melhores e democratizados. Assim, alterou, nos últimos anos, o seu modo de produção agrícola, da produção integrada para a produção biológica. Em 2013, 76,80 ha de vinha e 80,4 ha de olival estão em modo de produção biológico certificado.
O projeto levou à criação, em 2010, de um campo ampelográfico (colecção de castas) com o objetivo de preservar e estudar variedades de vinha praticamente extintas no país.
A experiência da Herdade do Esporão contribuiu também para o desenvolvimento do plano de sustentabilidade para a vitivinicultura do Alentejo.
1.ª Menção honrosa: Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina – Rota Vicentina – Two Steps to Freedom
Projeto: A Rota Vicentina, 350 km de rota pedestre inserida no Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina, é um produto turístico criado pela associação regional Casas Brancas, que integra uma rede de parceiros públicos, micro empresários e população em torno do turismo de natureza. Espera-se que em 2016 as receitas geradas para a economia sejam na ordem dos 10 milhões de euros/ano.
2.ª Menção honrosa: ADERE- Peneda Gerês – A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no planalto da Mourela
Projeto: A promoção do uso sustentável dos matos/urzais, a conservação da biodiversidade e a melhoria das condições socioeconómicas das populações rurais, bem como a proteção do património cultural, são os objetivos desta intervenção no Parque Natural da Peneda-Gerês, que incluiu também a criação de um centro interpretativo e, assim, a valorização turística deste sistema agrário, através de percursos interpretativos ou eventos ligados ao gado, agricultura e pastagem.
Categoria Investigação & Desenvolvimento
Vencedor: UCASUL, União de Cooperativas UCRL – Refinolea – valorização integrada de resíduos e subprodutos da extração de azeite
Projeto: Este projeto tem uma visão inovadora sobre o bagaço de azeitona extratado (BAE), numa altura em que a produção de azeite no Alentejo é a maior de sempre, tratando-o como uma matéria-prima a valorizar e não como resíduo. O projeto pretendeu ainda estudar a implementação do BAE no conceito de biorrefinaria. Os resultados são muito positivos e dada a relevância desta fileira nos países mediterrânicos, este projeto pode ser uma grande oportunidade.
1.ª Menção honrosa: Ana Carvalho, Instituto Superior Técnico – Ferramenta de apoio à decisão para criação de alternativas sustentáveis- SustainPro
Projeto: Resultado de um projeto desenvolvido no Instituto Superior Técnico, esta ferramenta permite às empresas gerir de forma mais rápida e eficiente os seus recursos. As novas alternativas processuais obtidas através da aplicação do SustainPro, como alterações de componentes, reciclagem de materiais, redução de consumo energético, etc., reduzem os seus gastos operacionais, compensando a longo prazo os investimentos necessários. Tanto da indústria como da comunidade científica, as reações têm sido muito positivas.
2.ª Menção honrosa: Universidade de Aveiro – Terapia fotodinâmica na inativação de microrganismos em águas residuais: uma tecnologia eficaz, de baixo custo e de reduzido impacto ambiental
Projeto: A diminuição dos recursos hídricos e o aumento da poluição microbiológica das águas torna necessário desenvolver novas tecnologias para reduzir a carga microbiana nas águas residuais. Este projeto pretende desenvolver uma metodologia inovadora, eficaz, segura e barata de tratar as águas residuais.
Categoria Information Technology
Vencedor: Secretaria Regional dos Recursos Naturais-Direção Regional do Ambiente-Administração Hidrográfica dos Açores – Rede Hidrometeorológica dos Açores
Projeto: Num contexto insular de 9 ilhas, a rede hidrometeorológica é um elemento essencial para a perceção das dinâmicas climatéricas de cada ilha e compreensão de eventos naturais, bem como servir de apoio à explicação das alterações climáticas.
Até 2009, a rede existente dispunha de 18 estações hidrométricas, 22 estações udométricas e 3 postos meteorológicos, e a recolha de dados era assegurada semanalmente ou diariamente por observadores.
Atualmente, existe um total de 53 estações e a informação está disponível em tempo real.
1.ª Menção honrosa: Galp Energia – SmartGalp by Galp Energia
Projeto: Trata-se de um serviço de monitorização de consumos energéticos – eletricidade, gás natural e combustível automóvel – que contempla a instalação de equipamentos inteligentes de medição de consumos em casa e viaturas. Com este serviço o cliente percebe onde e como gasta energia, sendo incentivado a poupar através de recomendações de eficiência. Este projeto parte da premissa que é possível reduzir os consumos agregados de energia em pelo menos 5% e manter de uma forma sustentada uma redução de custos de 10%.
2.ª Menção honrosa: Escrita Inteligente, Lda – Recibos Online
Projeto: Em Portugal são impressos 2,6 mil milhões de recibos em papel por ano. O projeto recibos online consiste numa solução que elimina a necessidade dos retalhistas imprimirem faturas/ recibos em papel, substituindo-os por uma versão eletrónica legalmente válida. A solução funciona em conjunto com os softwares de faturação existentes, não implicando alterações aos mesmos.
Categoria Gestão Eficiente de Recursos
Vencedor: EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres – Redução de Perdas na Rede através do Sistema WONE – Gestão de Redes e Controlo de Perdas
Projeto: Em 2012 a EPAL alcançou um nível de perdas de água abaixo de 9%, colocando-a como referência de eficiência no setor. Este valor é muito inferior à meta nacional do Programa para o Uso Eficiente da Água até 2020, fixado em 20%, e aos valores internacionais tidos como sustentáveis (15%). Com o sistema de gestão de redes e controlo de perdas WONE, a EPAL atua em antecipação, prevenindo roturas e as suas consequências.
1.ª Menção honrosa: Esporão SA – Racionalização da utilização de recursos na Herdade do Esporão
Projeto: O projeto de redução do consumo de água para 1,59 litros de água por cada litro de vinho engarrafado, é considerado um caso de estudo. Mas este é apenas um dos vários projetos que envolvem os colaboradores, decisores e fornecedores do Esporão com o objetivo de diminuir o consumo de recursos, aumentar a produção de energia de fonte renovável, reutilizar e gerir eficientemente os resíduos, procurando permanentemente melhorar a eficiência na produção da Herdade do Esporão.
Categoria Produto ou Serviço
Vencedor: Ecologicalkids Unipessoal Lda – Piriuki V3
Projeto: A Piriuki nasceu em 2010, em Portugal, para melhorar a vida dos bebés e do planeta. As fraldas reutilizáveis Piriuki são de materiais têxteis, 100% recicláveis e decompõem-se em aterro em 180 dias. Permitem, por bebé, reduzir 1ton de resíduos e evitar o abate de 4 árvores, e permitindo às famílias poupar mais de 1700 euros em comparação com as fraldas descartáveis. Já disponível para venda em Espanha e Reino Unido, a Piriuki lançou em 2013 o site internacional que permite a esta marca e produto portugueses chegar a todo o globo.
1.ª Menção honrosa: Maiambiente EM – Ecoponto em casa
Projeto: A Maiambiente distribuiu a todas as famílias do município da Maia, gratuitamente, contentores para a deposição diferenciada de rsu (papel, embalagens, vidro e indiferenciados). A comodidade e facilidade de acesso ao serviço de recolha porta a porta induz comportamentos ambientalmente mais responsáveis. Por outro lado, a melhoria da limpeza do espaço público e a possibilidade de implementação de uma tarifa mais justa (pay as you throw) são mais-valias deste projeto. Os mais de 90.000 “Ecopontos em casa” entregues, servem já mais de 100.000 pessoas e resultaram no aumento de 21% na recolha de resíduos de papel/ cartão, de 55% nos resíduos de embalagens, em mais 24% de vidro recolhido e numa redução de 8% de resíduos indiferenciados, face a 2012.
2.ª Menção honrosa: TecnoVeritas – Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda. – ENERMULSION
Projeto: Esta é uma solução de engenharia, já premiada internacionalmente, que permite tratar ou controlar emissões gasosas, provenientes de processos de combustão, em particular, geradores de vapor e motores de combustão interna, e cumprir com os valores limite de emissão de cada um dos poluentes.
Em Janeiro de 2010 arrancou o 1º protótipo do sistema Enermulsion, hoje já vendidos para centrais de produção de grande porte na India e em Espanha.
O Enermulsion está agora a ser testado em veículos ligeiros e de carga
com vista ao controlo das emissões gasosas, o que tem um potencial impacto importante na poluição dos centros urbanos.
Categoria Iniciativa de Mobilização SIC Notícias
Vencedor: ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental – Eu tenho um troço de rio, e tu? Adote um troço de Rio com o Projeto Rios
Projeto: O Projeto Rios visa o envolvimento da sociedade na conservação e melhoria dos sistemas fluviais, promovendo o empreendedorismo ambiental, social e económico através do incentivo à adoção de um rio ou ribeira e sua monitorização num troço de 500 metros. Atualmente o Projeto Rios tem 300 grupos, 150 km de rios adotados e cerca de 7000 participantes diretos. A adoção é uma atividade contínua, com duas saídas de campo anuais, no mínimo, e uma ação de melhoria do troço adotado, recorrendo ao kit do Projeto Rios. O resultado é visível, os rios estão mais limpos.
1.ª Menção honrosa: DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A. – Valorização do Pescado Português
Projeto: A Docapesca definiu como objetivo estratégico a valorização do pescado comercializado nas lotas do continente português. Para isso, tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos, assentes na nominalização do pescado e em campanhas de informação sobre espécies pouco valorizadas comercialmente e abundantes na costa portuguesa, como a recente “Campanha da Cavala”. O pescado com Comprovativo de Compra em Lota (CCL) capturado na ZEE Portuguesa, implica menores gastos energéticos e emissões para o ambiente pela sua proximidade à costa.
2.ª Menção honrosa: Instituto Superior Técnico – Green Campus – Desafio de Eficiência Energética no Ensino Superior
Projeto: A iniciativa Green Campus, lançada pelo IST, Inteli, MIT Portugal e SelfEnergy, consiste numa competição entre equipas multidisciplinares de estudantes, docentes e funcionários com o objetivo de promover a eficiência energética na rede de ensino superior de Portugal.
Os 12 projetos finalistas identificaram um potencial de 1,9GWh/ano em poupanças de energia correspondentes a 1.100 t CO2/ano, com um valor global de investimento de aproximadamente 2, 3M Euros.
Categoria Iniciativa Jovem Projeto 80
Vencedor: Grupo Informal 11ºD da Associação de Estudantes (AE) da Escola Secundária João de Deus, Faro
Projeto: O projeto “Nós propomos: conhecer para melhorar Faro” tem como principal preocupação promover uma aprendizagem autónoma, participada e comprometida com a educação para a cidadania. Com o objetivo de reconhecer e caracterizar problemas da cidade de Faro, identificar algumas das causas desses problemas, aprender a aplicar técnicas de investigação em Ciências Sociais, utilizar técnicas de representação cartográfica no estudo de problemas urbanos e, ainda, pesquisar informação junto dos responsáveis pela gestão e governo do Município e conhecer a forma de construção e participação do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro.