GreenBottle: a garrafa de papel já chamou a atenção dos produtores franceses
Está dado um importante passo para o sucesso da GreenBottle, aquela que será a primeira garrafa de vinho feita em papel. Segundo a imprensa britânica especializada no mercado de bebidas, a GreenBottle terá assinado um contrato com o fornecedor independente de vinhos Kingsland Wines.
“Estamos a trabalhar num acordo inicial de seis meses, para ‘sentir’ o mercado, começando com um ou dois rótulos” disse Martin Myerscough, fundador do GreenBottle, ao The Drinks Business. “E estamos a fazer alguns testes de durabilidade na prateleira, mas prevemos que seja o mesmo de um bag-in-box de vinho: algo entre 9 e 12 meses”, acrescentou Myerscough.
Segundo o responsável, a GreenBottle negociou também com um dos principais supermercados do Reino Unido, devendo começar a vender as primeiras garrafas de papel entre Setembro e Outubro.
O empresário revelou ainda que a sua garrafa causou interesse na Austrália, Califórnia ou na França, potências na produção de vinho, por isso planeia levar a GreenBottle para todo o mundo já no próximo ano
A primeira garrafa lançada custará menos de €6,3 (R$15,8). As garrafas pesam apenas 55g – dez vezes mais leves que uma garrafa tradicional –, serão feitas na fábrica da Myerscough em St Helens, Merseyside, e enchidas em Kingsland, Manchester. Por serem leves, as garrafas têm um menor custo de transporte e exportação.
Finalmente, Myerscough revelou que a ideia passa por vender as máquinas que fazem as garrafas, para que as próprias adegas possam começar a produção. A máquina consegue fazer 50 garrafas de papel por minuto.
A GreenBottle é totalmente reciclável e feita 100% em papel compostável. Tem a mesma forma de uma garrafa de vinho, é fechada com um Screwcap e contém um forro de plástico com cerca de um terço de conteúdo de plástico de uma garrafa de plástico convencional.
Após a utilização, a garrafa pode ser dividida e separada de modo que os elementos de papel possam ser descartados separadamente.